Jean Fontainelles (b. - 1809)

public profile

10

Matches

0 0 10
Adds birth date, more complete death place, burial place, additional photo(s), middle name, occupation, residence and child(ren).

View Jean Fontainelles's complete profile:

  • See if you are related to Jean Fontainelles
  • Request to view Jean Fontainelles' family tree

Share

Birthdate:
Birthplace: Seine-et-Marne, Île-de-France, France
Death: Died in Ceará, Brazil
Managed by: Carla Assenheimer (C)
Last Updated:

About Jean Fontainelles

A CHEGADA DO FRANCÊS JEAN FONTAINELLES NO CEARÁ

Em 15 de outubro de 1742, através de Carta Régia, atendendo solicitação do Padre José da Rocha, uma comissão de cinco Engenheiros de Minas é destinada para o Ceará, composta por João Oliveira e Estevam Gomes (portugueses), João Cristóvão (alemão) e os franceses Jean Pierre Fontainelles e seu filho JEAN FONTAINELLES. Conforme consta numa cópia da “Devassa” - documento arquivado na Biblioteca da Universidade do Vale do Acaraú-UVA, a chegada dessa comissão no Ceará ocorreu em 9 de abril de 1743, no Arraial de Ubajara, com a finalidade de explorar o potencial aurífero daquelas serranias. A comissão iniciou logo a pesquisa e exploração. Infelizmente, a inveja e ambição de muitos impediram a boa marcha dos trabalhos, contando-se entre eles, o Ouvidor Farias, que tudo fez para que os Engenheiros negassem a existência de minérios. Fracassada a missão, os Engenheiros resolveram retornar aos seus pontos de origem. Entretanto, JEAN FONTAINELLES resolveu ficar e preferiu fixar residência no Sítio Pitinga, Aldeia dos Jesuítas (Viçosa do Ceará), onde adquiriu várias partes de terra no sertão, principalmente no lugar “Careta”, cuja posse custou a elevada soma de quinze mil réis. Aí, então, dedicou-se à criação de gado bovino. E sendo um exímio ourives, montou uma oficina e com isso resolveu ganhar a vida sossegadamente.

Não há informes sobre a data de nascimento de JEAN FONTAINELLES. Ele fez os seus estudos primários na terra natal (Melun, na França). Depois entrou na antiga Milícia como soldado e, devido ao seu grande zelo e cumprimento do dever, passou a Tenente e a Capitão. Findo esse círculo, seguiu para Portugal, ingressando numa escola de engenharia de minas e saindo com o grau de Engenheiro de Minas. Desse estágio, ocorreu sua vinda para o Ceará, onde abrasileirou seu sobrenome e formou a árvore genealógica dos FONTENELLE.

Em Viçosa, JEAN FONTAINELLES exerceu os cargos públicos de Juiz Ordinário, Presidente do Senado e da Câmara, Juiz de Órfãos, Juiz Almotacé, Procurador do Senado e da Câmara, Tesoureiro dos Cofres dos Órfãos e Vereador. JEAN fez seu testamento em 15 de abril de 1807 e faleceu às 7 horas da manhã de 8 de dezembro de 1809, numa sexta-feira. Umbelina faleceu onze anos depois, em 1820, às 9 horas da manhã, também no dia 8 de dezembro e numa sexta-feira. Ambos estão sepultados na nave central da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção, em Viçosa - Ceará.

Fonte: (http://minhagenealogia-osfontenelle.blogspot.com.br/)