Jean Lartigau (1835 - d.)

public profile

View Jean Lartigau's complete profile:

  • See if you are related to Jean Lartigau
  • Request to view Jean Lartigau's family tree

Share

Birthplace: Sevignac, Sevignac-Meyracq, Baixos-Pirineus, França
Death: Died in Rio Grande do Sul, Brazil
Managed by: Luciana Pio Raposo dos Santos
Last Updated:
view all

Immediate Family

About Jean Lartigau

A família Lartigau é originária da região dos Baixos-Pirineus [atual Pyrénées-Atlantiques], no “País Basco”, no sudoeste da França.

Para o Brasil emigraram os irmãos Jean e Pierre Lartigau, chegados em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, entre 1859/1865. Conforme Jean Lartigau declarou, ao habilitar-se para casar, saiu de sua cidade natal no ano de 1859, com 24 anos, solteiro, indo para a Corte do Rio de Janeiro, onde permaneceu até o ano de 1865, vindo após para Porto Alegre. Já o irmão Pierre declarou ter vindo no ano de 1855 para o Brasil, solteiro.

Os irmãos se estabeleceram com uma casa comercial no centro de Porto Alegre, denominada “Lartigau & Irmão”, possivelmente localizada na Rua dos Andradas (Rua da Praia).

Nesta cidade construíram suas vidas, deixando ilustre descendência com destaque na sociedade gaúcha, tanto na área da medicina, como na jurídica. Nesse sentido, escreveu Armindo Beux (in Franceses no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: A Nação, 1976, p. 129): “[...] Filhos desses pioneiros foram estudar na Cidade Luz (Paris), assim chamada à época, voltando de lá aprimorados em cultura, dignificando a Medicina, como os Lartigau, os De la Lind, os Demarchi”.

Ao que parece, a família se radicou mesmo em Porto Alegre, não obstante tenha passado por outros municípios, notadamente o de Uruguaiana.

Jean Lartigau (no Brasil: João Lartigau), nascido no ano de 1835 em Sevignac, Sevignac-Meyracq, Baixos-Pirineus, França. Emigrou para o Brasil, chegando em Porto Alegre/RS em meados de 1859, visto que no dia 28 de outubro de 1875 casou-se na igreja de Nossa Senhora do Rosário com Adelina Laura da Cunha.

Em 14 de novembro de 1883 João Lartigau ingressou na Irmandade da Santa Casa de Porto Alegre, com o propósito de auxiliar a instituição em suas misericórdias. Sabe-se que em 1896 João ainda vivia, tendo sido ele, muito provavelmente, agente consular da embaixada da França em Porto Alegre no ano de 1899.

Fonte: http://pufal.blogspot.com.br/search/label/Franceses%20no%20RS

view all

Jean Lartigau's Timeline

1835
1835
Sevignac, Sevignac-Meyracq, Baixos-Pirineus, França
????
????
Rio Grande do Sul, Brazil