João Antonio de Lemos, barão do Rio Verde (1788 - 1864) MP

‹ Back to de Lemos surname

Is your surname de Lemos?

Research the de Lemos family

João Antonio de Lemos, barão do Rio Verde's Geni Profile

Records for João Antonio de Lemos

443,765 Records

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Birthplace: São Gonçalo do Sapucaí
Death: Died in São Gonçalo do Sapucaí, Minas Gerais, Brazil
Managed by: Antônio João CALDAS
Last Updated:
view all 21

Immediate Family

About João Antonio de Lemos, barão do Rio Verde

João Antônio de Lemos, barão do Rio Verde (São Gonçalo do Sapucaí, 14 de outubro de 17881 — 30 de dezembro de 1864), foi um político e empresário brasileiro.

Biografia

Era filho de Rodrigo Antônio de Lemos, imigrante português que se estabeleceu no arraial de São Gonçalo da Campanha, futuramente São Gonçalo do Sapucaí e Sabina Maria do Amor Divino Guyeiros, natural de Carrancas. Foi casado com Luiza Amália de Lemos , que o deixou viúvo em 22 de novembro de 1842. Deste casamento nasceram nove filhos. Contraiu segundas núpcias com sua sobrinha Olímpia Carolina Vilela de Lemos, quando gerou mais três filhos.

Destacou-se na política do Império, participando da Assembléia Constituinte de 18233 , e em virtude de seu destacado desempenho, recebeu o título de barão do Rio Verde. Ainda participou como suplente em legislaturas posteriores, e finalmente sendo deputado por Minas do ano de 1832 a 1835.

Empreendendorismo

Foi o pioneiro na industrialização de chapéus no Brasil, tendo sua fábrica sido instalada no ano de 1825 na cidade sul mineira de São Gonçalo do Sapucaí, com tecnologia importada de França . Foi a primeira fábrica de chapéus de Minas Gerais e uma das primeiras do Império. Para que tal tecnologia e métodos fossem trazidos de Europa ao Brasil, o barão enviou seu filho Lúcio de Lemos à França, este ainda jovem, a fim de ali estudar a fabricação de chapéus. Lúcio foi herdeiro da fábrica na ausência do pai, porém sob sua direção a fábrica não logrou êxito, até sua completa extinção, em fins do século XIX.

Morte

Foi brutalmente assassinado no Largo da Matriz em São Gonçalo do Sapucaí, por Joaquim Gomes de Souza, médico casado com uma sobrinha-neta sua. Seu corpo encontra-se sepultado no cemitério da mesma cidade. O assassino foi condenado em três juris consecutivos ora à morte, ora à prisão perpétua, porém, sendo comprovada a tese de sua insanidade mental, foi o réu retirado ao hospício D. Pedro II, no Rio de Janeiro, onde veio a falecer após poucos anos de reclusão.

Fonte: WP

view all 12

João Antonio de Lemos, barão do Rio Verde's Timeline

1788
October 14, 1788
São Gonçalo do Sapucaí
1812
August 10, 1812
Age 23
1814
1814
Age 25
São Gonçalo do Sapucaí, Minas Gerais, Brazil
1825
1825
Age 36
1850
1850
Age 61
Capela do Engenho São Roque
1864
December 30, 1864
Age 76
São Gonçalo do Sapucaí, Minas Gerais, Brazil
????
????
????