João Gonçalves de Ataíde, 4º conde de Atouguia

public profile

Is your surname Gonçalves de Ataíde?

Research the Gonçalves de Ataíde family

João Gonçalves de Ataíde, 4º conde de Atouguia's Geni Profile

Records for João Gonçalves de Ataíde

926 Records

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Related Projects

About João Gonçalves de Ataíde, 4º conde de Atouguia

Quando morreu sem geração masculina o 3º conde de Atouguia, D. Luís de Ataíde, que descendia de um bastardo do Rei D. Duarte de Portugal, ficou extinta a linha, e recaiu pela linha feminina em D. João Gonçalves de Ataíde. A filha de D. Luís, D. Isabel da Silva, tinha casado com Simão Gonçalves da Câmara, capitão donatário da ilha da Madeira. D. João herdou assim o título por sua avó.

O 4º conde de Atouguia era fidalgo da Casa Real, e herdou a casa. Assim, a casa de Atouguia passou da varonia de Ataíde para a varonia de Câmara, com princípios em João Gonçalves Zarco, descobridor da ilha da Madeira em 1419, capitão donatário da cidade do Funchal, criado do infante D. Henrique, de quem foi muito estimado, e dos reis do seu tempo pelo seu valor e bom nascimento. Era casado com D. Constança Rodrigues de Sá, filha de Rodrigo Anes de Sá, rico-Homem, alcaide-mor de Gaia, embaixador em Roma. Foram trisavós da varonia de João Gonçalves de Ataíde, o 4º conde de Atouguia.

Filipe I, em 1588, confirmou a este fidalgo a posse da casa de juro a herdade, e lhe deu com as ilhas Berlengas e Baleal, hoje ligada à terra firme. Em 1592 o mesmo soberano lhe confirmou o castelo, pescaria e a comenda de Arguim, que fora de seu cunhado Diogo de Miranda.

Foi comendador de Ataúfe na Ordem de Cristo e gentil-homem da câmara do rei.

Casou-se com D. Mariana de Castro, filha e herdeira de Martim Afonso de Miranda, guarda-mor, e camareiro-mor do cardeal infante D. Henrique, alcaide-mor de Monte Agraço, e de Dona Joana de Lima. Mariana morreu em 25 de maio de 1632, dama da Infanta D. Isabel. Tivera diversos filhos, entre eles D. Luís de Ataíde, morto em 1639, 5º conde de Atouguia.

Precedido por Luís de Ataíde

Conde de Atouguia 1588 - 1628

Sucedido por Luís de Ataíde Categoria

https://www.wikiwand.com/pt/Jo%C3%A3o_Gon%C3%A7alves_de_Ata%C3%ADde