João Lustosa da Cunha Paranaguá, marquês de Paranaguá (1821 - 1912)

public profile

View João Lustosa da Cunha Paranaguá, marquês de Paranaguá's complete profile:

  • See if you are related to João Lustosa da Cunha Paranaguá, marquês de Paranaguá
  • Request to view João Lustosa da Cunha Paranaguá, marquês de Paranaguá's family tree

Share

Birthdate:
Birthplace: Nossa Senhora do Livramento, Piauí, Brasil
Death: Died in Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Managed by: George J. Homs
Last Updated:

About João Lustosa da Cunha Paranaguá, marquês de Paranaguá

Foi um magistrado e político brasileiro.


Governou as províncias do Maranhão, Pernambuco e Bahia. Foi ministro em diversos gabinetes e presidente do Conselho de Ministros (26º gabinete).

Biografia


Nasceu na fazenda "Brejo do Mocambo", na antiga freguesia de Nossa Senhora do Livramento de Parnaguá (atual município de Parnaguá), Piauí. Filho do coronel José da Cunha Lustosa II e de dona Ignácia Antônia dos Reis Lustosa, e neto do português José da Cunha Lustosa I e da paulista Helena Camargo de Sousa. Eram seus irmãos o Barão de Paraim (José da Cunha Lustosa) e o Barão de Santa Filomena (José Lustosa da Cunha).


Formado pela Faculdade de Direito de Olinda em 1846, casou-se no ano seguinte com Maria Amanda Pinheiro de Vasconcelos, filha do Visconde de Monserrate, com quem teve seis filhos:

  • Maria Amanda Lustosa Paranaguá (Baronesa de Loreto), casada com Franklin Américo de Meneses Dória, Barão de Loreto. Faleceu em 15 de agosto de 1931 no Rio de Janeiro.
  • José Lustosa da Cunha Paranaguá (Conde de Paranaguá), casou-se com Matilde Simonard. Abolicionista, foi presidente das províncias do Amazonas e Santa Catarina, faleceu em 6 de janeiro de 1945.
  • Joaquim Pinheiro Paranaguá, casou-se com Isabel Whitacker de Oliveira Silva.
  • Maria Argemira de Paranaguá casou-se com Dr. Serafim Moniz Barreto.
  • Maria Francisca de Paranaguá (Marquesa de Barral-Montferrat), casou-se com Horace-Dominique Barral, filho de Luísa Margarida Portugal de Barros, Condessa de Barral, preceptora das Princesas Imperiais e figura de influência junto ao Imperador D. Pedro II.
  • Ricardo Lustosa da Cunha Paranaguá, médico, nascido em 1864 e falecido em 1897, foi casado com Eulina de Abreu Vidal - de família paulista - nascida em 1874 e falecida em 1962.

Desde cedo ocupa o cargo de juiz, fazendo carreira na magistratura até atingir o cargo de conselheiro (atual desembargador), em sua província natal, aposentando-se em 1878 com honras de Desembargador.


Foi deputado provincial (o atual estadual) em 1840, e deputado geral (atual federal) nas 8ª e 13ª legislaturas. Tendo iniciado a vida política nas fileiras do Partido Conservador, tornou-se posteriormente um dos líderes do Partido Liberal.


Fez parte de vários gabinetes da Coroa:

  • Ministro da Justiça - 1859 (11º gabinete);
  • Ministro da Justiça, dos Estrangeiros e da Guerra - 1866 (18º gabinete);
  • Ministro da Guerra - 1878 (23º Gabinete);
  • Primeiro-ministro e ministro da Fazenda - 1882 (26º gabinete);
  • Ministro dos Estrangeiros - 1885 (29º Gabinete).
Obs: Quando ocupou a Pasta da Guerra o país estava mergulhado no conflito com o Paraguai. 

Além das atividades políticas teve intensa vida cultural, tendo presidido a "Sociedade de Geografia do Rio de Janeiro" e o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, além de ter sido membro efetivo e honorário de entidades similares.


Algumas de suas correspondências com o imperador D. Pedro II, de grande valor histórico, estão preservadas no Museu Imperial de Petrópolis.


Títulos nobiliárquicos


Foi o segundo visconde (com grandeza, em 1882) e o segundo marquês de Paranaguá. Grande do Império, veador de Sua Majestade a Imperatriz, comendador da Ordem de São Gregório Magno, dentre outras.


Foi agraciado com o título de marquês em 1888. Com a proclamação da República abandonou a atividade política.


Governo da Bahia


Por menos de um ano esteve à frente do Governo da província, nomeado por carta imperial de 26 de fevereiro de 1881. Assumiu o governo a 23 de março daquele ano, ocupando-o até início do ano seguinte, quando assume o cargo de Primeiro-Ministro.


Presidência do ministério


Foi primeiro-ministro no 26º gabinete, em 1882. Como ministro da Fazenda reduziu a emissão de papel-moeda e diminuiu os juros da dívida pública.

Fonte: Wikipedia...

view all

João Lustosa da Cunha Paranaguá, marquês de Paranaguá's Timeline

1821
August 21, 1821
Piauí, Brasil
1847
1847
Age 25
1849
June 12, 1849
Age 27
Bahia, Brasil
1855
July 28, 1855
Age 33
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
1912
February 9, 1912
Age 90
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
????
????
????
????