João Pereira De Almeida, barão de Nonoai (c.1829 - 1897)

public profile

View João Pereira De Almeida, barão de Nonoai's complete profile:

  • See if you are related to João Pereira De Almeida, barão de Nonoai
  • Request to view João Pereira De Almeida, barão de Nonoai's family tree

Share

Related Projects

Birthdate:
Birthplace: Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brazil
Death: Died in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
Cause of death: Gripe
Managed by: Carla Assenheimer (C)
Last Updated:

About João Pereira De Almeida, barão de Nonoai

Foi um nobre brasileiro.


Filho de Joaquim Pereira de Almeida Proença Franco Oliveira e Francisca Justa Pereira de Almeida, casou-se com Amélia Martins França.


Foi delegado de Polícia em Santa Maria, em 1870 e comandante superior da Guarda Nacional de Santa Maria e São Martinho. Aderiu ao movimento abolicionista, tendo libertado 31 escravos, conseguindo que seu sogro libertasse 23 escravos, seu irmão 19, além de outros parentes. Foi por isso foi recomendado pelo então governador da província, Manuel Deodoro da Fonseca, em 1886, para receber do governo imperial o título de barão de Santa Maria ou de Caí, terminou sendo agraciado Barão de Nonoai, em 4 de agosto de 1886.


Político monarquista, retirou-se para a vida privada com a Proclamação da República, apesar de ser chefe do Partido Conservador. Desgostoso com a Revolução de 1893, mudou-se para Porto Alegre, onde faleceu de gripe.

Fonte: Wikipédia

João Pereira de Almeida - agraciado com o título ( Dec 04.08.1886 ) de Barão de Nonoai. Título de origem toponímica, tomado da povoação do mesmo nome, no Rio Grande do Sul. Filho do Alferes Joaquim Pereira de Almeida, que chegou a ser Coronel, e também se assinava Joaquim Pereira de Almeida Proença Franco Oliveira, e de Francisca Justa Pereira de Almeida, naturais do Paraná. ( Arquivo Bispado de Santa Maria, livro 2, fls 107v). É batizado em Santa Maria-RS em 16.01.1829 . Como é omisso o registro, não se sabe onde e quando nasceu o futuro barão, mas , como o pai ali se estabeleceu por volta de 1827, e se dedicava à criação de gado do atual distrito de São Martinho, é quase certo que por lá tenha nascido ou talvez na povoação. Faleceu em 12.07.1897 em Porto Alegre-RS. Tendo o pai empobrecido durante a revolução Farroupilha, junto com o irmão Agostinho consegue, tropeando, recuperar a fortuna paterna. Político conservador. Delegado de Polícia em Santa Maria-RS - 1870. Comandante superior da Guarda Nacional de Santa Maria e São Martinho. Já abastado fazendeiro, ao ser convidado a aderir ao movimento abolicionista, libertou logo 31 escravos e conseguiu de seu sogro a libertação de 23, e de 19 de um irmão, além de outros parentes. Em virtude disso, foi recomendado pelo então governador da Província, Manoel Deodoro da Fonseca, em ofício de 14.05.1886, para receber do governo imperial o título de barão de Santa Maria ou de Caí. Terminou agraciado com o de Barão de Nonoai. Foi um dos empreiteiros da ferrovia S. Maria - Uruguaiana e o primeiro estancieiro a importar reprodutores do estrangeiro, para melhoria dos rebanhos. Monarquista incondicional, embora chefe do Partido Conservador, retirou - se para a vida privada com a proclamação da República. Desgostoso com a Revolução de 93, mudou - se para Porto Alegre, onde veio a morrer de gripe . Casou-se com Amélia Martins França, nascida em Cruz Alta-RS, filha do Comendador Salvador Martins França, abastado fazendeiro, e de Querubina do Espírito Santo de Rezende. Perpetuou em seus descendentes, como forma de nome de família, o seu título nobiliárquico, criando assim a família Nonoai.

Fonte: http://www.sfreinobreza.com/Nobn.htm

view all

João Pereira De Almeida, barão de Nonoai's Timeline

1829
1829
Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brazil
1897
July 12, 1897
Age 68
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
????
????