Is your surname Pessoa Cavalcanti de Albuquerque?

Research the Pessoa Cavalcanti de Albuquerque family

João Pessoa's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque

Birthdate:
Birthplace: Umbuzeiro, Paraiba, Brazil
Death: Died in Recife, Pernambuco, Brasil
Immediate Family:

Son of Cândido Clementino Cavalcanti de Albuquerque and Maria da Silva Pessoa
Husband of Maria Luiza Gonçalves Cavalcanti de Albuquerque
Father of Epitácio Pessoa Cavalcanti de Albuquerque
Brother of Marechal José Pessoa; Osvaldo Pessoa Cavalcanti de Albuquerque; Aristarco Pessoa Cavalcanti de Albuquerque; Joaquim Pessoa Cavalcanti de Albuquerque and Cândido Pessoa Cavalcanti de Albuquerque

Occupation: Politico
Managed by: Lúcia Pilla
Last Updated:

About João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque

João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque (Umbuzeiro, 24 de janeiro de 1878 — Recife, 26 de julho de 1930) foi um político brasileiro.

Sobrinho do ex-presidente da República Epitácio Pessoa, graduou-se como bacharel em Direito na Faculdade de Direito do Recife em 1904. Passou algum tempo de sua vida nos estados do Rio de Janeiro e do Pará. Foi Ministro civil do Superior Tribunal Militar, do qual aposentou para se candidatar a Presidente do estado da Paraíba.

Negou o seu apoio ao candidato oficial à presidência da República Júlio Prestes, em 29 de julho de 1929. Mais tarde compôs com Getúlio Vargas a chapa de oposição à presidência da República para as eleições de 1 de março de 1930.

Quando ainda presidente do estado da Paraíba e já candidato a vice-presidente da República, foi assassinado, no centro do Recife, na Rua Nova, precisamente na Confeitaria Glória, por João Duarte Dantas, seu adversário político, jornalista, cuja residência fora invadida por elementos da polícia, supostamente a mando de João Pessoa, que culminou com a publicação nos jornais da capital do estado de cartas íntimas trocadas com a professora Anaíde Beiriz.

Em seu governo (1928-1930) promoveu uma reforma na estrutura político-administrativa do estado e, para enfrentar as dificuldades financeiras, instituiu a tributação sobre o comércio realizado entre o interior paraibano e o porto de Recife, até então livre de impostos. Essa medida contribuiu para o saneamento financeiro do estado, mas gerou grande descontentamento entre os fazendeiros do interior, como o coronel José Pereira Lima, chefe político do município de Princesa, na Paraíba, e com forte influência sobre a política estadual (João Dantas era seu aliado).

O seu legado histórico desperta certa polêmica. Os defensores de João Pessoa alegam que ele foi um combatente das oligarquias locais e se contrapunha a interesses de grupos tradicionais, embora ele mesmo proviesse de família de oligarcas.

A cidade de João Pessoa (Capital do Estado da Paraíba ) é assim denominada em sua memória. Antes chamada "Parahyba", a capital teve o seu nome alterado, logo após o assassinato de João Pessoa, episódio considerado o estopim da Revolução de 1930, que levou Getúlio Vargas ao poder. Naquele período, foram perseguidos e mortos muitos opositores ao grupo político de que Pessoa fazia parte. O momento de exceção em que se deu a homenagem, entre outras razões, justificaria, segundo alguns pessoenses, a discussão sobre uma nova alteração na denominação da cidade.

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Pessoa_Cavalcanti_de_Albuquerque)

view all

João Pessoa's Timeline

1878
January 24, 1878
Umbuzeiro, Paraiba, Brazil
1911
June 22, 1911
Age 33
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
1930
July 26, 1930
Age 52
Recife, Pernambuco, Brasil
????