João Raimundo da Silva, Neto

Is your surname da Silva?

Research the da Silva family

João Raimundo da Silva, Neto's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

João Raimundo da Silva, Neto

Birthdate:
Birthplace: São Gabriel, Rio Grande do Sul, Brazil
Death: Died in Cruz Alta, Rio Grande do Sul, Brazil
Immediate Family:

Son of Tito Prates da Silva and Alice Palmeiro Mena Barreto
Husband of <private> Morais Lopes
Brother of Tito Prates da Silva, Filho; Alcides Mena Barreto Prates da Silva; Homero Mena Barreto Prates da Silva; Fernando Prates da Silva; Julio Prates da Silva and 3 others

Managed by: Private User
Last Updated:

About João Raimundo da Silva, Neto

Formado em Direito no Rio de Janeiro (1907), advogado e pecuarista em Cruz Alta, dono da Fazenda Retiro. Tio do conhecido escritor Érico Veríssimo, foi ele, aliás, o primeiro homem que Érico viu morrer, num episódio descrito em seu livro “O Solo de Clarineta”. O livro “O Resto é silêncio” é dedicado a este tio e a Catarino. Chegou a dividir o quarto de uma pensão, em Porto Alegre, com Getúlio Vargas.

O sobrinho, médico Caio Flávio Prates, assim caracterizou João Raymundo Neto:

“João Raymundo Neto nasceu em 29 de julho de 1885, em São Gabriel e faleceu em 8 de outubro de 1949. Formou-se advogado na turma de Getúlio Vargas, em 1907. Teve uma breve passagem por um juizado do interior abandonando para ser fazendeiro, em Cruz Alta, através de herança de um tio e homônimo, mas na realidade ele era filho do Desembargador Tito Prates da Silva. Em razão de um tiro de espingarda, ocorrido aos 21 anos (1906) que lhe atingiu o queixo e o nariz, ele trazia sempre uma barba e bigodes bem avantajados que lhe conferiam uma feição mais respeitável e patriarcal. Agnóstico, foi administrando as crises de neurose e de angústia, conduzindo sua vida ao lado da companheira Iracema, com quem era casado desde 1911... Seu universo interior tinha características cartesianas. Ele não sabia viver sem sua reação diária de ordem, coerência e harmonia. Era mais um lógico, que um mágico; mais um profeta do que um poeta. Mas com o passar dos anos aprendeu a rir talvez na ânsia de encontrar a esperança... (cf. o site “Genealogia Tropeira – Rio Grande do Sul séculos XIX e XX, vol. III. Coletânea de material histórico e genealógico”, organizado por Cláudio Nunes Pereira: http://www.alfredo.com.br/arquivos/gentrop8.pdf)

Fonte: http://sanguepalmeiro.blogspot.com.br/2011/05/capitulo-iv-maria-candida-da-fontoura.html

view all

João Raimundo da Silva, Neto's Timeline

1885
July 29, 1885
São Gabriel, Rio Grande do Sul, Brazil
1949
October 8, 1949
Age 64
Cruz Alta, Rio Grande do Sul, Brazil
????