João Severiano Maciel da Costa, 1º visconde e 1º marquês de Queluz (1769 - 1833)

‹ Back to Maciel da Costa surname

View João Severiano Maciel da Costa, 1º visconde e 1º marquês de Queluz's complete profile:

  • See if you are related to João Severiano Maciel da Costa, 1º visconde e 1º marquês de Queluz
  • Request to view João Severiano Maciel da Costa, 1º visconde e 1º marquês de Queluz's family tree

Share

Birthplace: Mariana, Minas Gerais, Brazil
Death: Died in Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Managed by: Eduardo Barker
Last Updated:

About João Severiano Maciel da Costa, 1º visconde e 1º marquês de Queluz

João Severiano Maciel da Costa, primeiro visconde com Grandeza e marquês de Queluz (Mariana, 27 de dezembro de 1769 — Rio de Janeiro, 19 de novembro de 18331 ), foi um magistrado e político brasileiro.

Governador da Guiana Francesa, quando da sua ocupação por tropa portuguesa, de 1809 a 1817.

Foi deputado à Assembléia Constituinte pela província de Minas Gerais. Dissolvida a Assembléia, foi nomeado Ministro do Império e ocupou o cargo de 10 de novembro de 1823 a 14 de outubro de 1824. Integrou o conselho de dez membros nomeado pelo imperador para redigir o novo projeto de Constituição, que ficou sendo chamado Conselho de Estado, comentado em 12 de fevereiro de 1824 por frei Caneca, por exemplo: «Não se fala mais em Constituição, e o maior dos crimes de Estado é não se falar e louvar o projeto redigido pelos decênviros. Os homens probos, constitucionais, ricos proprietários, tudo que é gente de bem está aterrada e abatida; ninguém ousa dizer palavras fora daquelas que saem do círculo do chumbismo. As prisões estão cheias de vítimas; insultam-se do modo mais indigno os brasileiros; e diz uma carta de pessoa fidedigna que se trata com aceleramento toda sorte de traições contra as briosas e liberais províncias do norte."

Foi ministro da Fazenda, conselheiro de Estado, presidente da província da Bahia e senador do Império do Brasil de 1826 a 1833. Feito dignitário da Imperial Ordem do Cruzeiro em 1824. Neto do coronel Maximiano de Oliveira Leite, potentado da zona do Carmo, descendia portanto do grande bandeirante Fernão Dias. Casou-se com Bárbara Benedita de Tavares da Costa Lobo Ferreira. Seus pais foram o coronel Domingos Alves de Oliveira Maciel, advogado, deputado à Assembléia Constituinte, casado com Juliana de Oliveira, e seus filhos assinavam Maciel da Costa, entre eles João Tavares Maciel da Costa, primeiro barão e segundo visconde com Grandeza de Queluz.

Sua irmã Joana Teodora Inácia Xavier casou com o Conselheiro José Joaquim da Rocha, deputado por Minas Gerais à Assembléia Constituinte.

Fonte: WP

view all

João Severiano Maciel da Costa, 1º visconde e 1º marquês de Queluz's Timeline

1769
December 27, 1769
Mariana, Minas Gerais, Brazil
1833
November 19, 1833
Age 63
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
????
????
????