João da Pinha

public profile

Is your surname da Pinha?

Research the da Pinha family

João da Pinha's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

João da Pinha

Birthdate:
Birthplace: Itanhaém, São Paulo, Brasil
Death: Died in São Paulo, São Paulo, Brazil
Immediate Family:

Son of Braz da Piña Cortez and Isabel Lopes
Husband of Domingas Antunes; Andreza Dias and Domingas Antunes
Father of Ascensa de Pinha Cortes; Maria de Pinha and Isabel Antunes da Silva
Brother of Isabel de Piña Cortez; Maria de Piña; Catarina Cortes; Gaspar de Pinha and Ana de Pinho

Managed by: Lúcia Pilla
Last Updated:

About João da Pinha

De Antigos Sesmeiros de Piracicaba:

João de Pinha nasceu por volta de 1585 na vila de Itanhaém, sede da capitania de mesmo nome, que apenas nos primórdios do século XVIII passou a pertencer à capitania de São Paulo. Passou, acompanhando seus pais, para a vila de São Paulo, residindo com eles na paragem de Mogi Mirim, nome primitivo de Mogi das Cruzes, tendo sido, juntamente com seu pai, Brás de Pinha, e com seu irmão Gaspar de Pinha, um dos signatários da petição que se fez para levantar pelourinho e fundar a vila. O principal articulador foi Gaspar Vaz. Ouvidas as câmaras das vilas de São Vicente, São Paulo, Santos e a autoridade maior da capitania, que então era o Capitão Mor Gaspar Conqueiro, foi, por provisão de D. Luís de Sousa, a 17 de agosto de 1611, ereta vila, levantando-se o pelourinho a 1º de setembro de 1611.

João de Pinha, depois de viúvo, passou com seus filhos para a vila de Santana de Parnaíba, então em franco desenvolvimento, onde se casou com Andreza Dias, da família dos Fernandes Fundadores. Ela era natural da vila de São Paulo, filha de Belchior Dias Carneiro e de sua mulher Hilária Luís. Andreza fez testamento (DAESP, nº de ordem 609) a 25 de agosto de 1681 na vila de Santana de Parnaíba, desejando ser sepultada na sua igreja matriz, “na sepultura de minha tia zuzana dias”. Andreza era viúva de Antônio Pires e, viúva de João de Pinha, casou-se terceira e última vez, sem geração, com Antônio Corrêa da Silva.

João de Pinha fez testamento (DAESP, nº de ordem 606) a 2 de maio de 1645 na vila de Santana de Parnaíba, declarando naturalidade e filiação, declarando possuir 33 peças do gentio da terra (índios) e rogando para seu corpo ser sepultado na igreja que serve de matriz na dita vila de Parnaíba. Seu testamento recebeu o “cumpra-se” a 12 de julho do ano de 1645. -------------------- http://www.projetocompartilhar.org/SAESPp/brazdepina1630.htm

Subsídios à Genealogia Paulistana (Bartyra Sette) Sesmarias (neste site) vol. 01, 102) Braz da Pinha e seu filho Gaspar da Pinha- 1617 - pede terras em Boigimirim Sesmarias vol. 01, 153) Mateus Luiz Grou - 1639 - Assistiu a terra com seu pai e avô. Terras partindo com Sebastião Fernandes Preto no Ribeiro de Juqeri Mirim.


Braz de Piña, falecido em 1630, casado com Izabel Lopes, tiveram 10 filhos esparsos na GP: 1 - 2-

João de Pinha

, casou em primeiras com Domingas Antunes inventariada em 1630 com testamento de 1624 (SAESP vol. 6º, neste site), casou em segundas com Andreza Dias (SL 8º, 428, 2-4) irmã de Antonio Dias Carneiro, citado abaixo, e foi tutora da sobrinha Izabel, filha única deste.

view all

João da Pinha's Timeline

1585
1585
Itanhaém, São Paulo, Brasil
1618
1618
Age 33
1645
1645
Age 60
São Paulo, São Paulo, Brazil
????
????
Santana de Parnaíba, São Paulo, Brasil
????
????
????