João de Almeida, 2º conde de Abrantes

Is your surname de Almeida?

Research the de Almeida family

João de Almeida, 2º conde de Abrantes's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

About João de Almeida, 2º conde de Abrantes

D. João de Almeida,(1445-1512) segundo conde de Abrantes, foi guarda-mor do rei D. João II de Portugal, do seu Conselho e vedor da Fazenda.

Nas cartas - « que um rei de Portugal antigo escreveu ao de França, encomendando-lhe um fidalgo (D. Pedro de Almeida) que ia estudar a Paris, e dizia tirada de latim em que estava em um livro estrangeiro. Carta del Rei de Portugal ao de França, em que se diz:

«Entre as virtudes e excelências dos Príncipes me parece muito digna de louvor a de terem particular cuidado a lembrança dos vassalos beneméritos em seu serviço para com favores e mercês os ajudarem, e por esta razão me parece que devia encomendar a Vossa Majestade a D. Pedro de Almeida que por ocasião de seus estudos vai a essa Corte de Paris, posto que claramente conheço que sem recomendação minha, vai assaz encomendado pela liberalidade e brandura com que Vossa Majestade honra e recebe os homens tão ilustres como êle é; além do que, tem êle tantas partes e entendimento que não achará melhor terceiro que a si mesmo. Deixo seu pai D João de Almeida conde de Abrantes, que com suas singulares virtudes e claros feitos adquiriu e conservou até a morte muito estreita privança e amizade com meus antecessores e comigo, de sorte que ponho em duvida com importe mais a seu filho a minha carta, que a fama e lembrança de seu pai. De qualquer modo o encomendo muito a Vossa Majestade e de minhas coisas não ofereço de novo nada, pois pela irmandade de meus antepassados e minha, em toda ocasiao deve Vossa Majestade usar delas como se foram comuns a ambos.»

A carta se lê em Francisco Rodrigues Lobo, «A Corte na Aldeia».

Casou com D. Inês de Noronha e tiveram juntos 12 filhos

D. Lopo de Almeida, 3º conde de Abrantes, fundador do convento de Santo António de Abrançalha (c. 1526), depois transferido para Abrantes. O título não foi renovado em seus descendentes.

D. Pedro

D. Bernardim', avô de dois governadores de Angola (Francisco de Almeida & Jerónimo de Almeida.

D. António

D. Cristóvão

D. Tristão, frade Franciscano (frei Bernardino).

D. Duarte

D. Joana de Noronha, casada com D. Diogo Lobo da Silveira, 2° Barão de Alvito.

D. Isabel, casada com D. Francisco de Lima, 3° visconde de Vila Nova de Cerveira.

D. Leonor, casada com D. Álvaro de Castro, senhor do Paul de Boquilobo, governador da Casa do Cível, vedor da Fazenda dos reis D. João e D. Manuel; de quem têve :

A - D. Inês de Castro (c. 1494 – d. 1565), casada com D. Garcia de Noronha, 3.º vice-rei da Índia.

B - D. João de Castro, nascido em 1500 e morto em Goa em 1548, vulto glorioso da história, governador e capitão general, 14.º governador e 4.º vice-rei da Índia.

D. Brites, prioreza no convento do Salvador, de Lisboa.

D. Maria, freira em Odivelas

D. João teve mais 4 filhos de outras 2 mulheres

D. Luís de Almeida

D. Beatriz de Almeida

D. Garcia de Almeida

D. Estevão de Almeida

O Túmulo de D. João e de D. Inês existente no museu D. Lopo de Almeida, é do início do sec. XVI em Calcário. É um "Magnifíco túmulo parietal de desenho profundamente original que lembra o portal da Igreja de S. João Baptista em Tomar. Apresenta profusa decoração dentro do gosto gótico final já tocada pelo naturalismo do chamado estilo Manuelino, destacando-se, além dos elaborados cairéis no intradorso do arco da edícula, dois medalhões de delicada expressão caligráfica que lembram motivos análogos, no Pórtico das Capelas Imperfeitas da Batalha, um com o trigrama HS (o nome de Jesus) e, outro com HM( Avé Maria). A arca feral encontra-se coberta por uma opulenta colcha de pedra lavrada com bordados e franjas. O facial apresenta o epitáfio, algo detriorado, alusivo a D. João, falecido em 1512, e a sua mulher, D. Inês, além da heráldica dos Almeidas e dos Noronhas. Aos pés do tumúlo encontra-se a lápide brasonada de D. Dinis de Almeida, filho do 3º. conde de Abrantes, falecido em 1584."

in, http://abrantescidade.blogspot.pt/2009/01/d.html

view all 19

João de Almeida, 2º conde de Abrantes's Timeline