João de Andrade Pessoa Anta

Is your surname de Andrade Pessoa Anta?

Research the de Andrade Pessoa Anta family

João de Andrade Pessoa Anta's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

João de Andrade Pessoa Anta

Birthdate:
Birthplace: Granja, Ceará, Brazil
Death: Died in Fortaleza, Ceará, Brazil
Cause of death: Foi executado em Fortaleza no local chamado de "Campo da Pólvora"
Immediate Family:

Son of Tomás Antônio Pessoa de Andrade and Francisca Maria de Jesus Brito
Husband of Raimunda Ferreira Veras
Father of Francisca de Andrade Pessoa; Maria de Andrade Pessoa; Ana de Andrade Pessoa and Tomás Rodolfo de Andrade Pessoa
Brother of Francisco de Paula Pessoa; Tomás Antônio Pessoa de Andrade, II; Joaquim de Andrade Pessoa; José Raimundo Pessoa de Andrade; Francisca Maria de Jesus Pessoa and 7 others

Occupation: Comerciante e pecuarista, coronel de milícias e revolucionário da Confederação do Equador.
Managed by: Carla Assenheimer (C)
Last Updated:

About João de Andrade Pessoa Anta

João de Andrade Pessoa Anta (Granja, 23 de dezembro de 1787 — Fortaleza, 30 de abril de 1825) foi comerciante e pecuarista. Por D. João VI foi muito cedo nomeado sargento-mor de ordenanças, mais tarde capitão-mor da Vila de Granja e por D. Pedro I foi nomeado coronel de milícias, sendo condecorado com o Oficialato da Imperial Ordem do Cruzeiro. Mártir da Confederação do Equador, movimento republicano que lutou contra a concentração de poder e o absolutismo da Constituição brasileira de 1824.

Sua ação na defesa pelos ideais de liberdade que levaram a Independência do Brasil começaram com sua participação na Guerra da independência do Brasil, em especial na Batalha do Jenipapo ocorrida no Piauí. Participação essa que lhe rendeu a condecoração de Oficial da Imperial Ordem do Cruzeiro.

Foi o segundo filho do capitão-mor Tomás Antônio Pessoa de Andrade e de Francisca Maria de Jesus Mota. Era irmão do ex-senador Francisco de Paula Pessoa e do ex-deputado provincial José Raimundo Pessoa de Andrade. Casou-se com Raimunda Ferreira Veras, com quem teve quatro filhos: Francisca, Maria, Ana e Tomás Rodolfo de Andrade Pessoa.

Foi executado em Fortaleza no local chamado de "Campo da Pólvora" junto com Padre Mororó, local que hoje é chamado de Praça dos Mártires em memória dos que foram ali executados pela causa nacional. No Instituto do Ceará encontra-se o seu Testamento, ao qual revela com pormenores seus bens, dívidas a serem quitadas e a lisura e integridade do seu caráter.

"Conta-se que Andrade estando, um dia, bastante sucumbido, Padre Mororó lhe dissera: Oh! Andrade, o que tens? Anda... Come e bebe, deixa-te de fraqueza! Não sabes que os homens de bem, os que plantaram a sublime árvore da liberdade, não duvidam afrontar os maiores tormentos e arrastar horríveis cadeias? A medonha presença do cadafalso não faz gelar o ardente sangue, que circula em suas veias. Sê, pois, constante, comamos e bebamos. Então, Andrade, tornando-se mais alegre, comeu e bebeu apresentando aquela mesma fortaleza de espírito com que Padre Mororó se conservava."

Fonte: Wikipédia

view all

João de Andrade Pessoa Anta's Timeline