João de Azevedo, bispo do Porto

Is your surname de Azevedo?

Research the de Azevedo family

João de Azevedo, bispo do Porto's Geni Profile

Records for João de Azevedo

119,063 Records

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

João de Azevedo, bispo do Porto

Birthdate:
Birthplace: Lisbon, Lisbon, Portugal
Death: Died in Lisbon, Lisbon, Portugal
Immediate Family:

Son of Luis Gonçalves Malafaia and Filipa de Azevedo
Partner of Joana de Castro and Catarina Aranha
Father of Manuel de Azevedo, comendador de São João de Alpendurada; Pedro de Azevedo; Luis de Azevedo; Antonio de Azevedo and Diogo de Azevedo
Brother of Joana de Azevedo; Rodrigo Malafaia; Antonio de Azevedo; Pedro Gonçalves Malafaia; Gonçalo Pires Malafaia and 2 others

Managed by: Private User
Last Updated:

About João de Azevedo, bispo do Porto

Bispo do Porto.

D. João de Azevedo nasceu em Lisboa não se sabendo ao certo a data. Era filho de Luiz Gonçalves Malafaia e de D. Filipa de Azevedo, filha de Lopo de Azevedo, senhor do Bouro e de S. João de Rei.

Estudou Direito em Paris e era deão da Sé de Lisboa quando foi nomeado para Bispo do Porto. Em 1465, estava vaga a Sé do Porto quando o rei D. Afonso V o apresentou para Bispo dessa cidade.

Em 1474, quando do alvoroço no Porto contra Rui Pereira14 o Bispo interveio para solucionar pacificamente a questão.

D. João Azevedo resolveu também um litígio que já existia há algum tempo entre o Cabido e o Concelho do Porto sobre os dízimos dos moradores da cidade.

Em 1490 o Bispo acompanha D. Jorge, o filho bastardo do rei D. João II desde Aveiro até Évora, depois da morte de sua irmã nesse mesmo ano, a Infanta D. Joana que falecera no Real Mosteiro de Jesus, em Aveiro.

A 6 de Novembro de 1491 o Bispo lança a primeira pedra para a construção da Igreja nova do Convento de Santo Elói (Lóios), no lugar da Fonte da Arca, obra que se iniciou de imediato com o apoio financeiro do rei, da rainha, do Bispo e da doadora D. Violante Afonso entre outras pessoas e em 1492 instituiu o arcediago da Régua.

D. João Azevedo renunciou ao seu cargo no final de Setembro de 1495 a fim de se recolher no Convento de S. João Evangelista de Xabregas, Lisboa, onde viveu durante vinte e cinco anos até à data da sua morte, no dia 27 de Julho de 1517, estando sepultado na Igreja do Convento.

in, file:///Users/admin/Documents/TESEMESMARIAMANUELASILVAV2000148726.pdf

view all

João de Azevedo, bispo do Porto's Timeline