João de Almeida, 2º conde de Assumar (1663 - 1733)

‹ Back to de Almeida surname

2

Matches

0 0 2
Adds middle name and child(ren).

View João de Almeida, 2º conde de Assumar's complete profile:

  • See if you are related to João de Almeida, 2º conde de Assumar
  • Request to view João de Almeida, 2º conde de Assumar's family tree

Share

Birthdate:
Death: Died
Managed by: George J. Homs
Last Updated:

About João de Almeida, 2º conde de Assumar

Assumar (D. João de Almeida Portugal, 2.º conde de).


n. 26 de janeiro de 1663. f. 26 de dezembro de 1733.


Alcaide-mor de Santarém, Golegã e Almeirim, comendador de Santa Maria de Loures, de S. Salvador de Souto, de S. Paio de Farinha Podre e de S. Julião de Cambres, todas as comendas na Ordem de Cristo; académico de número da Academia Real de História, deputado da Junta dos Três Estados, do conselho de Estado e de Guerra do rei D. João V e seu gentil-homem da câmara, embaixador em Barcelona, etc.

Nasceu a 26 de janeiro de 1663, faleceu a 26 de dezembro de 1773. Era filho do 1.º conde de Assumar, D. Pedro de Almeida, e de sua mulher D. Margarida André de Noronha, filha de D. Fernando Mascarenhas, 1.º conde da Torre.

Acompanhou seu pai à Índia, onde serviu como capitão de infantaria e depois como capitão-de-mar-e-guerra, achando-se com este posto na tomada de Pate, em África. Voltando ao reino, foi deputado da Junta dos Três Estados, e em 1704 nomeado por D. Pedro II capitão do corpo da sua guarda. Serviu também diversas vezes de mordomo-mor. Herdou o título e a casa de seu pai.

O 2.º conde de Assumar foi escolhido para acompanhar a Barcelona o arquiduque Carlos, como embaixador, conservando-se ao seu serviço todo o tempo que o arquiduque se demorou em Espanha. Quando o arquiduque foi aclamado imperador e passou a Alemanha, deixando sua mulher na Península, o conde ficou às ordens da imperatriz, como embaixador, até que partiu também para junto de seu marido. Regressando à Pátria, o conde de Assumar teve a nomeação de conselheiro de Estado, e em 1721 entrou na Academia Real de História.

Casou com sua prima, D. Isabel de Castro, dama da rainha D. Maria Francisca de Sabóia, filha de D. João de Mascarenhas, 1.º marquês de Fronteira. Deste consórcio houve alguns filhos, nos quais se conta D. Pedro de Almeida, que foi o 3.º conde de Assumar, e 1.º marquês de Alorna.

in, http://www.arqnet.pt/dicionario/assumar2c.html

view all

João de Almeida, 2º conde de Assumar's Timeline

1663
January 26, 1663
1688
October 17, 1688
Age 25
1733
December 26, 1733
Age 70
????