Joaquim Bonifácio do Amaral, barão e visconde de Indaiatuba (1815 - 1884) MP

‹ Back to do Amaral surname

Is your surname do Amaral?

Research the do Amaral family

Joaquim Bonifácio do Amaral, barão e visconde de Indaiatuba's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Related Projects

Birthplace: Campinas, São Paulo, Brazil
Death: Died in Campinas, São Paulo, Brazil
Managed by: Carla Assenheimer (C)
Last Updated:

About Joaquim Bonifácio do Amaral, barão e visconde de Indaiatuba

Joaquim Bonifácio do Amaral, barão e visconde de Indaiatuba (Campinas, 3 de setembro de 1815 — Campinas, 6 de novembro de 1884) foi um fazendeiro e político brasileiro.

Filho de José Rodrigues Ferraz do Amaral e de Ana Matilde de Almeida Pacheco, casou-se com sua sobrinha Ana Guilhermina Pompeu do Amaral com quem teve uma filha, Elisma do Amaral, que se casou com António Egídio de Sousa Aranha (1838-1859), filho de Francisco Egídio de Sousa Aranha e de Maria Luzia de Sousa Aranha, viscondessa de Campinas. Bisavô de Olavo Egydio de Sousa Aranha Júnior, co-fundador do multimilionário Grupo Monteiro Aranha.

Foi líder Partido Liberal, eleito vereador e depois vice-governador de São Paulo.

Abolicionista e fazendeiro de café, em Campinas, introduziu, na sua Fazenda Sete Quedas, o trabalho livre em 1852, para o qual contratou trabalhadores brasileiros e também colonos alemães e do Tirol. Foi um dos fundadores de loja Maçonica Independência, em 19 de maio de 1869, da qual foi depois presidente.

Hospedou D. Pedro II em seu solar em duas ocasiões, na inauguração da linha da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, em 1875, e três anos mais tarde, durante sua excursão pelo interior da província,no município de Amparo,onde,na Fazenda Salto Grande,repetiu as experiências de trabalho livre europeu. O solar em que viveu em Campinas, ainda existe, na Rua Barão de Jaguara.

Agraciado barão em 16 de fevereiro de 1876 e visconde, em 19 de julho de 1879 (D. Pedro II). Era cavaleiro e oficial da Imperial Ordem da Rosa.

Em 1882 foi um dos responsáveis pelo translado dos mortos de Campinas na Revolução Liberal de 1842, no combate da Venda Grande, para um cemitério público.

Fonte: WP

view all

Joaquim Bonifácio do Amaral, barão e visconde de Indaiatuba's Timeline

1815
September 3, 1815
Campinas, São Paulo, Brazil
1840
1840
Age 24
1858
1858
Age 42
Campinas, São Paulo, Brazil
1884
November 6, 1884
Age 69
Campinas, São Paulo, Brazil