Joaquim Lopes Chaves, Senador

Is your surname Lopes Chaves?

Research the Lopes Chaves family

Joaquim Lopes Chaves, Senador's Geni Profile

Records for Joaquim Lopes Chaves

29,347 Records

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Joaquim Lopes Chaves, Senador

Birthdate:
Birthplace: Jacareí, São Paulo, Brazil
Death: Died
Immediate Family:

Son of Francisco Lopes Chaves, 1º barão de Santa Branca and Gertrudes de Carvalho Lopes Chaves, baronesa de Santa Branca
Husband of Ana Marcelina Domingues de Castro
Father of Joaquina Lopes Chaves Porto and Anna Chaves de Alvarenga
Brother of Francisco Lopes Chaves, 2º barão de Santa Branca; Licínio Lopes Chaves, 2º barão de Jacareí and Marcellina Lopes Chaves de Mello

Occupation: Político
Managed by: Private User
Last Updated:

About Joaquim Lopes Chaves, Senador

Joaquim Lopes Chaves (Jacareí, 15 de janeiro de 1833 — Rio de Janeiro, 4 de agosto de 1909) foi um político brasileiro. Era filho do comendador Francisco Lopes Chaves, o 1° Barão de Santa Branca e de Gertrudes de Carvalho Lopes Chaves, e irmão de Francisco Lopes Chaves (2º Barão de Santa Branca), Licínio Lopes Chaves (2º Barão de Jacareí) e de Marcelina Lopes Chaves (esposa de Américo Brasiliense de Almeida Melo - presidente do Estado de São Paulo).

Concluindo seus estudos primários em Jacareí, foi estudar em São Paulo onde se formou bacharel pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco em 1856. Mudou-se para Taubaté, e filiou-se ao Partido Conservador iniciando, assim, sua ativa participação na política. Eleito vereador naquela cidade, cumpriu diversos mandatos, tendo sido ainda presidente da Câmara e inspetor da Instrução pública.

Em 1858 é eleito Deputado Províncial, cumprindo sucessivos mandatos até 1889, tendo sido ainda, presidente da Assembléia Legislativa no período de 4 de fevereiro de 1874 até 1º de fevereiro de 1876, e de 6 de fevereiro de 1877 a 4 de março de 1880.

Posteriormente, já filiado ao PRP, foi eleito deputado federal e depois, Senador Estadual, cargo que exerceu de 1895 a 1897 e de 1901 a 1903. Seu último mandato foi o de senador federal por São Paulo, tendo falecido enquanto ainda estava em exercício. em 1909. Em toda sua trajetória política, prestou relevantes serviços à causa pública, colocando-se sempre como um verdadeiro fiscal do patrimônio público. Sempre dedicado aos estudos sobre finanças, fez parte das comissões de Fazenda, apresentando trabalhos que eram postos em prática pelas mesmas.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Joaquim_Lopes_Chaves

view all

Joaquim Lopes Chaves, Senador's Timeline