Joaquim Neto dos Reis, 1º barão de Carapebus

Is your surname Neto dos Reis?

Research the Neto dos Reis family

Joaquim Neto dos Reis, 1º barão de Carapebus's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Related Projects

Joaquim Neto dos Reis, 1º barão de Carapebus

Birthdate:
Birthplace: Campos, Rio de Janeiro, Brazil
Death: Died in Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Immediate Family:

Son of Bernardo Pinto Neto da Silveira and Ana Maria Pereira
Husband of Antonia Joaquina da Cruz Neto dos Reis
Father of Antonio Dias Coelho Neto dos Reis, conde de Carapebus; Ana Pinto Neto da Cruz and Maria Neto dos Reis
Brother of Jeronimo Pinto Neto

Managed by: Lúcia Pilla
Last Updated:

About Joaquim Neto dos Reis, 1º barão de Carapebus

Fonte : Archivo nobiliarchico brasileiro , por Smith de Vasconcellos

Fonte , blog A Cidade Luz quinta-feira, 23 de abril de 2009

O Barão de Carapebus Joaquim Pinto Netto dos Reis, o 1º Barão

O primeiro barão de Carapebús foi Joaquim Pinto Netto dos Reis. Nasceu na Freguesia de S.Salvador de Campos dos Goytacazes,na Província do Rio de Janeiro e faleceu no RJ em 12 de Marco de 1867.Era filho do Guarda-mor Bernardo Pinto Netto da Silva, natural de Portugal e irmão germano do Capitão Jeronymo Pinto Netto, pai de Manuel Pinto Netto Cruz, primeiro barão de Muriae, Fidalgo da Casa Imperial e Comendador da I Ordem de Cristo, e de sua mulher D.Maria Ana Pereira,natural de Campos dos Goytacazes.

Casou-se com D.Antonia Joaquina da Cruz Netto dos Reis filha do Capitão Antonio Dias Coelho Netto Filho, natural do RJ e de sua mulher D.Maria Pinto da Cruz Netto.

Bacharel em direito pela Universidade de Coimbra, era Tenente-coronel Comandante do 13 Batalhão da Guarda Nacional da Província do RJ. Era Comendador da I Ordem da Rosa e da de Cristo, Moço Fidalgo da Casa Imperial e Guarda-Roupa de Sua Majestade o Imperador.

Joaquim Pinto Netto dos Reis, primeiro barão com grandeza de Carapebus, (Campos dos Goytacazes, ? – Rio de Janeiro, 12 de março de 1867) foi um advogado e militar brasileiro, exercendo o posto de tenente-coronel comandante da Guarda Nacional. Formado em Coimbra, exercia diversas funções na corte imperial, como guarda-roupa honorário.

Foi um dos "barões do açúcar" que receberam Dom Pedro II em sua primeira visita ao norte da Província do Rio de Janeiro em 1847.

Moço Fidalgo da Casa Imperial, recebeu as comendas das imperiais ordens da Rosa e de Cristo. Elevado a barão por decreto de 2 de dezembro de 1854, o título faz referência à cidade de Carapebus, antigo distrito de Macaé (RJ), onde a Baronesa de Carapebus possuía familiares, terras e negócios, mas nunca residiu.

Foi um rico proprietário e senhor de escravos em Campos dos Goytacazes (RJ), onde era dono da histórica Fazenda do Beco, cujo solar (atual Asilo do Carmo) é citado pelo historiador Alberto Lamego como "uma das mais perfeitas construções solarengas do Brasil".

Filho de Bernardo Pinto Netto da Silva e de Maria Ana Pereira; era primo do Barão de Muriaé. Casou-se com Antonia Joaquina da Cruz, Baronesa consorte de Carapebus, mulher abastada com bens no município de Macaé (RJ), com a qual teve três filhos:

1. Maria Pinto Netto dos Reis casada com seu primo Manoel Pinto Netto da Cruz Filho, engenheiro, filho primogênito do Barão e da Viscondessa de Muriaé. Sem descendência.

2. Anna Pinto Netto dos Reis casada com Manuel Jacintho Nogueira da Gama,filho do Conde de Baependi. Com descendência.

3. Antonio Dias Coelho Netto dos Reis, Conde de Carapebus, casado com Francisca Jacintha Nogueira da Gama, filha do Conde de Baependi. Com descendência.

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Joaquim_Pinto_Neto_dos_Reis)

view all

Joaquim Neto dos Reis, 1º barão de Carapebus's Timeline

1829
September 4, 1829
Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brazil
1843
1843
Brazil
1867
March 12, 1867
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
????
Campos, Rio de Janeiro, Brazil
????
????