Joaquim de Almeida Ramos, barão de Almeida Ramos (1834 - 1885) MP

public profile

Is your surname de Almeida Ramos?

Research the de Almeida Ramos family

Joaquim de Almeida Ramos, barão de Almeida Ramos's Geni Profile

Records for Joaquim de Almeida Ramos

4,243 Records

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Related Projects

Death: Died in Rio, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Managed by: Carla Assenheimer (C)
Last Updated:

About Joaquim de Almeida Ramos, barão de Almeida Ramos

Joaquim de Almeida Ramos, primeiro e único barão de Almeida Ramos (4 de outubro de 1834 — Rio de Janeiro, 02 de março de 1885); foi fazendeiro cafeicultor brasileiro, atuando nas regiões de Valença e Vassouras, na então província do Rio de Janeiro. Foi advogado por profissão e comissário do café, formado pela Faculdade de Direito de São Paulo, em 1859. Advogando na cidade de Mar de Espanha e depois, em Valença. Proprietário de uma casa de comissões de café, no Rio de Janeiro. Era filho do alferes João Luiz de Almeida e Maria Bernarda de Almeida. Casou-se em 1865 com Francisca Peregrina das Chagas Werneck, filha do coronel José de Almeida Pinto, barão de Ipiabas e Ana Francisca das Chagas Werneck. Com o casamento a sua esposa passou a se chamar Francisca das Chagas Werneck de Almeida Ramos (Rio de Janeiro, 20 de maio de 1839 — Rio de Janeiro, 25 de dezembro de 1926). Recebeu o título, em 1882, assim como seu marido, de baronesa de Almeida Ramos. Deixou um filho de nome:

João Evangelista de Almeida Ramos (Barão de Santa Bárbara), agricultor, casou-se com Maria Messias de Almeida. Foi agraciado com o título de Barão de Santa Bárbara, pelo decreto imperial 03 de agosto de 1889. Faleceu em sua fazenda Pirapetinga, e foi sepultado na igreja matriz de Santa Bárbara de Monte Verde, Minas Gerais.

Era ainda, irmão de Pedro de Almeida Ramos, do qual eram sócios da firma Pedro Ramos & Irmãos, quando por volta de 1880, compraram a Fazenda São Lourenço, situada em Valença, na qual, passou a residir e seu irmão negociava o café que nela produzia. Era casado com a prima, Ana Vieira Ramos, com quem teve um único filho, que morreu jovem. Pedro faleceu em 27 de outubro de 1888, deixando seus bens em testamento a esposa e a seus sobrinhos, filhos do barão de Almeida Ramos. O inventário post mortem de Pedro, só foi aberto em 1892.

Títulos nobiliárquicos

Barão de Almeida Ramos

Título conferido por decreto imperial em 18 de janeiro de 1882.

Fonte: WP

view all

Joaquim de Almeida Ramos, barão de Almeida Ramos's Timeline

1834
October 4, 1834
1885
March 2, 1885
Age 50
Rio, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
????
Minas Gerais, Brazil
????
????