Jorge Americano (1891 - 1969)

public profile

View Jorge Americano's complete profile:

  • See if you are related to Jorge Americano
  • Request to view Jorge Americano's family tree

Share

Birthdate:
Birthplace: São Paulo, São Paulo, Brazil
Death: Died in São Paulo, São Paulo, Brazil
Managed by: Carla Assenheimer (C)
Last Updated:
view all

Immediate Family

About Jorge Americano

Jorge Americano (São Paulo, 25 de agosto de 1891 — 6 de fevereiro de 1969) bacharelou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em 1912, foi professor, advogado, promotor público, deputado estadual em São Paulo no período de 1927 a 1928, e deputado federal à Assembléia Nacional Constituinte em 1933. Em 1945 foi Secretario interino da Educação. Jurista internacional e memorialista da cidade de São Paulo. Pintor.

Foi professor e o quarto reitor da Universidade de São Paulo. Foi professor de Direito Internacional, na Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, da qual foi diretor. Exerceu a função de Juiz do Tribunal de Arbitragem de Haia. Foi professor do Ginásio São Bento, da Escola de Comércio Álvares Penteado e da Escola de Sociologia e Política da USP. Foi membro do Conselho e presidente do Conselho da Escola de Sociologia e Política e Presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo e ainda Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil.

Autor de vasta obra: Processo Civil e Comercial, Estudo Teórico e Prático da Ação Rescisória, Da Ação Pauliana, Da Ação Rescisória dos Julgados no Direito Brasileiro, Comentários ao Código do Processo Civil do Brasil (volumes I ao IV), Teses de Concurso, Aplicações do Direito, Do Abuso do Direito no Exercício da Demanda, O Novo Fundamento do Direito Internacional, Ensaio sobre o Enriquecimento sem Causa, A Verdade sobre as Terras da Fazenda Guavirova, A Universidade de São Paulo - Dados, Problemas, etc., Coletânea de Jurisprudência.

Aposentado, dedicou-se à produção de obras de carácter rememorativo, entre as quais se destacam São Paulo Naquele Tempo, na qual são relatadas suas impressões da cidade entre os anos de 1895 e 1915, e São Paulo Nesse Tempo, onde a metrópole é observada nos seus aspectos peculiares no período de 1915 a 1935 e São Paulo Neste Tempo - posteriormente reeditada como São Paulo Atual, abordando os anos entre 1935-1962.

Foi o primeiro presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Homenageado com a "Rua Jorge Americano", no bairro Alto da Lapa e também com Escola na cidade de São Paulo, no bairro Feitiço da Villa cujo nome é "E.M.E.F. Professor Jorge Americano".

Fonte: WP

view all

Jorge Americano's Timeline

1891
August 25, 1891
São Paulo, São Paulo, Brazil
1969
February 6, 1969
Age 77
São Paulo, São Paulo, Brazil
????