Jorge de Oliveira Jobim (1889 - 1935)

‹ Back to de Oliveira Jobim surname

Is your surname de Oliveira Jobim?

Research the de Oliveira Jobim family

Jorge de Oliveira Jobim's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Birthplace: São Gabriel, RS, Brazil
Death: Died in Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Cause of death: Parada cárdio-respiratória
Managed by: Paulo H Hermanny Jobim
Last Updated:

About Jorge de Oliveira Jobim

Jorge de Oliveira Jobim (São Gabriel, 23 de abril de 1889 — Rio de Janeiro, 19 de julho de 1935) foi um diplomata, jornalista, poeta e crítico literário brasileiro, conhecido também por ser o pai do músico Antônio Carlos Jobim.


Depois de se bacharelar em Direito, Jorge Jobim se tornou diplomata e assumiu, em maio de 1918, o posto de segundo-secretário de Legação no Equador. Apesar de ter sido transferido, mais tarde, para países como Chile, Peru e Argentina, não tomou posse de nenhum desses postos. Abdicou da carreira diplomática para ser inspetor de ensino do Ministério da Educação.


Em 1926, Jorge casou-se com Nilza Brasileiro de Almeida, vinte e um anos mais nova do que ele. Tiveram dois filhos: Antônio Carlos em 1927 e Helena Isaura em 1931. O casamento era turbulento devido ao temperamento ciumento e possessivo de Jorge, e os dois se separaram duas vezes.


Em vida, Jorge Jobim publicou dois livros de poesia, Colméia Cristã e Poesias. Deixou também a coletânea Poetas Brasileiros, de dois volumes, criada em parceria com seu amigo Alberto de Oliveira, bem como a coleção Minha Infância – Os Mais Lindos Contos para Crianças, reunindo contos de autores consagrados como Eça de Queiroz, Coelho Neto, Leon Tolstoi, Selma Lagerlof, Oscar Wilde e Hans Christian Andersen.


Faleceu vítima de parada cardíaca aos quarenta e seis anos, enquanto internado na Casa de Saúde Dr. Eiras. Apesar do boato de que ele teria cometido suicídio, sua filha Helena Jobim acredita que o motivo foi uma overdose de morfina, que à época era utilizada como antidepressivo.

Fonte: Wikipédia

Jorge de Oliveira Jobim. N. em 23-ABR-1889 em São Gabriel (RS), onde iniciou seus estudos. Secundarista em Porto Alegre (RS), formou-se em Direito em 1910, no Rio de Janeiro (RJ). Seguiu carreira diplomática, tendo sido Primeiro Secretário das Legações em Quito, Buenos Aires, Lima e Valparaíso, além de Encarregado de Negócios na Embaixada Brasileira no Peru, último cargo que ocupou no exterior. Com saudades do Brasil, voltou para Porto Alegre, onde trabalhou como professor-assistente da cadeira de Direito Internacional. Poeta, escritor, crítico e jornalista, realizou confrerências literárias e colaborou na imprensa do Rio de Janeiro e de Porto Alegre. Deixou livros de poesias e trabalhos inéditos. Foi condecorado com a Ordem do Rei Leopoldo por Alberto I, Rei da Bélgica, quando este esteve visitando o Brasil. Com 36 anos, casou-se em 1926 em Porto Alegre (RS) com Nilza Brasileiro de Almeida, então com 15 anos. O casal teve os filhos Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim e Helena Isaura de Almeida Jobim. Como conta sua filha Helena no livro “Antônio Carlos Jobim – Um Homem Iluminado”, Jorge era um homem com vastíssima cultura e talento, mas profundamente angustiado, possessivo, desconfiado e ciumento. Faleceu na Casa de Saúde Dr. Eiras, no Rio de Janeiro (RJ), em 19-JUL-1935, em virtude de súbita e fulminante parada cardíaca.

http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=6801&cat=Ensaios&vinda=S

view all

Jorge de Oliveira Jobim's Timeline

1889
April 23, 1889
São Gabriel, RS, Brazil
1927
January 25, 1927
Age 37
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
1935
July 19, 1935
Age 46
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
????