José Alexandre Carneiro Leão, visconde de São Salvador de Campos (1793 - 1863)

‹ Back to Carneiro Leão surname

Is your surname Carneiro Leão?

Research the Carneiro Leão family

José Alexandre Carneiro Leão, visconde de São Salvador de Campos's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Related Projects

Birthplace: Rio, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Death: Died in Rio, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Managed by: Lúcia Pilla
Last Updated:

About José Alexandre Carneiro Leão, visconde de São Salvador de Campos

José Alexandre Carneiro Leão, barão e visconde de São Salvador de Campos (Rio de Janeiro, 28 de março de 1793 — Rio de Janeiro, 2 de setembro de 1863) foi um nobre e diplomata brasileiro.

Filho de Brás Carneiro Leão e Ana Francisca Rosa Maciel da Costa, a baronesa de São Salvador de Campos de Goiatacases, casou-se com sua sobrinha Elisa Leopoldina Carneiro Leão.

Ministro plenipotenciário do Brasil na Colômbia em 1826. Em 1843 foi à Nápoles, como representante de Dom Pedro II, trazer a futura imperatriz do Brasil, Dona Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias, para seu casamento no Brasil.

Foi candidato à senador em 1847. Agraciado cavaleiro da Imperial Ordem de Cristo.

Fonte: Wikipédia -------------------- SÃO SALVADOR DE CAMPOS. (Visconde com grandeza de)

José Alexandre Carneiro Leão. Nasceu no Rio de Janeiro, em 28 de Março de 1793. Faleceu nessa cidade em 2 de Setembro de 1863.

Filho do Coronel Braz Carneiro Leão, Fidalgo Cavaleiro da Casa Real, e de sua mulher D. Anna Francisca Rosa Maciel da Costa, Baroneza de S. Salvador de Campos de Goytacazes, titulo português.

Casou em 2 de Julho de 1829 com sua sobrinha D. Elisa Leopoldina Carneiro Leão, segunda filha dos Condes de Villa Nova de São José, José Fernando Carneiro Leão, que era também pae da Marqueza de Maceió. A Viscondessa nasceu no Rio de Janeiro a 10 de Agosto de 1808, e acompanhou na qualidade de Dama, a 3ª Imperatriz, D. Thereza Christina, de Nápoles, para o Brasil.

Em 1843 foi como Embaixador Extraordinário de S. M. o Imperador, pedir em nome daquele Soberano a mão de S. M. a Imperatriz D. Thereza Christina, a quem acompanhou ao Rio. Era Grande do Império, Gentil-Homem da Imperial Camara em 1823, Fidalgo Cavaleiro da Casa Imperial, do Conselho de S. Majestade em 1843, Cavaleiro da Imperial Ordem de Christo, e tinha a Grã-Cruz da Ordem de S. Fernando de Nápoles.

BRAZÃO DE ARMAS: Em campo vermelho, uma banda de azul coticado de oiro, carregada de três flores de liz do mesmo, entre dois carneiros de prata, armados de oiro. Timbre: um carneiro do escudo. CORÔA: A de Conde. CRIAÇÃO DO TITULO: Visconde com grandeza por decreto de 11 de Setembro de 1843.

in, http://pt.wikisource.org/wiki/Archivo_nobiliarchico_brasileiro/S%C3%A3o_Salvador_de_Campos_(Visconde_com_grandeza_de) -------------------- Seguiu a carreira diplomática e foi Grande do Império, gentil-homem da Imperial Câmara, fidalgo-cavaleiro da Casa Imperial, grã-cruz da Ordem de S. Fernando, de Nápoles, e cavaleiro da de Cristo.

SÃO SALVADOR DE CAMPOS. (Visconde com grandeza de) José Alexandre Carneiro Leão. Nasceu no Rio de Janeiro, em 28 de Março de 1793. Faleceu nessa cidade em 2 de Setembro de 1863.

Filho do Coronel Braz Carneiro Leão, Fidalgo Cavaleiro da Casa Real, e de sua mulher D. Anna Francisca Rosa Maciel da Costa, Baronesa de S. Salvador de Campos de Goytacazes, titulo português. Casou em 2 de Julho de 1829 com sua sobrinha D. Elisa Leopoldina Carneiro Leão, segunda filha dos Condes de Villa Nova de São José, José Fernando Carneiro Leão, que era também pai da Marquesa de Maceió. A Viscondessa nasceu no Rio de Janeiro a 10 de Agosto de 1808, e acompanhou na qualidade de Dama, a 3ª Imperatriz, D. Thereza Christina, de Nápoles, para o Brasil. Em 1843 foi como Embaixador Extraordinário de S. M. o Imperador, pedir em nome daquele Soberano a mão de S. M. a Imperatriz D. Thereza Christina, a quem acompanhou ao Rio. Era Grande do Império, Gentil-Homem da Imperial Camara em 1823, Fidalgo Cavaleiro da Casa Imperial, do Conselho de S. Majestade em 1843, Cavaleiro da Imperial Ordem de Christo, e tinha a Grã-Cruz da Ordem de S. Fernando de Nápoles. BRAZÃO DE ARMAS: Em campo vermelho, uma banda de azul coticado de oiro, carregada de três flores de liz do mesmo, entre dois carneiros de prata, armados de oiro. Timbre: um carneiro do escudo. CORÔA: A de Conde. CREAÇÃO DO TITULO: Visconde com grandeza por decreto de 11 de Setembro de 1843.

in http://pt.wikisource.org/wiki/Archivo_nobiliarchico_brasileiro/S%C3%A3o_Salvador_de_Campos_(Visconde_com_grandeza_de)

view all

José Alexandre Carneiro Leão, visconde de São Salvador de Campos's Timeline

1793
March 28, 1793
Rio, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
1830
July 16, 1830
Age 37
1863
September 2, 1863
Age 70
Rio, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
1869
July 2, 1869
Age 70
Brazil