José Cardoso Moreira, Comendador

Is your surname Cardoso Moreira?

Research the Cardoso Moreira family

José Cardoso Moreira, Comendador's Geni Profile

Records for José Cardoso Moreira

1,894 Records

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

José Cardoso Moreira, Comendador

Birthplace: São Tomé de Bade, Braga, Portugal
Death: Died in Brazil
Cause of death: pneumonia senil
Immediate Family:

Husband of Maria da Conceição Machado
Father of Helena da Conceição Cardoso; Maria Cardoso Bastos and Antonio Cardoso Moreira

Managed by: Nivea Nunes Dias
Last Updated:

About José Cardoso Moreira, Comendador

(1) Nasceu em 1815, na freguesia de São Tomé de Bade, distrito de Braga, norte de Portugal. Faleceu vítima de pneumonia senil no dia 20 de outubro de 1889 aos 74 anos de idade.

Em 1835, com apenas 20 anos de idade, chegou ao Brasil.

Comendador da Ordem de Cristo, foi um dos maiores incentivadores do desenvolvimento econômico das regiões Norte e Noroeste Fluminense, da então Província do Rio de Janeiro, possuindo vastas propriedades na região canavieira de Campos dos Goytacazes, onde ergueu o Solar de Santa Helena (no Município de Cardozo Moreira ).

O Comendador José Cardozo Moreira foi casado com Dona Maria da Conceição Machado Cardozo, gerando os seguintes filhos: Antônio Cardozo Moreira, Paulina Cardozo Pereira Porto, Helena Cardozo Bastos, Maria Cardozo Tinoco e Sophia Cardozo Chaves.

Emprestou seus recursos econômicos e seu dinamismo a serviço de nossa terra, onde o vemos aparecer em quase todos os grandes empreendimentos do século XIX. Em Cachoeiras do Muriahé, o transporte era feito por via fluvial através de pranchas e terrestre, por tropas de burro que vinham de muitos lugares distantes.

Por volta de 1855, é que o Comendador José Cardozo Moreira e outros grandes fazendeiros organizaram a companhia “União Campista Fidelense”, com diversos barcos a vapor para a navegação nos rios Paraíba e Muriaé.

Consta que pelos anos de 1872, José Cardozo Moreira, empreendeu uma viagem de propaganda em prol da criação de uma ferrovia, a Estrada de Ferro Campos - Carangola, que ligaria várias cidades do Estado do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Com resultado desta excursão, com finalidade comercial, usando de seu grande prestígio junto aos fazendeiros e prósperos homens de negócios, conseguiu passar em favor da citada ferrovia, nada menos que 3.562 ações. Com esses recursos e outros angariados na campanha que soube manter, a realidade não se fez esperar. Era tesoureiro da “Companhia de Estrada de Ferro Campos - Carangola. José Cardozo Moreira, proprietário da fazenda Sta. Helena (em Cachoeiras de Muriahé, hoje cidade de Cardozo Moreira) e de muitas outras propriedades de valor, pelos bons serviços prestados à sociedade, foi agraciado pelo Imperador D.Pedro II com o honroso título de Comendador, que significava um alto distintivo em termos de autoridade.

Na Cidade de Campos, à beira rio, o comendador construíra um belo palacete, hoje, o Palace Hotel.

Em 1889, Cardozo Moreira foi o 46º Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Campos, mas só conseguiu presidir uma das reuniões, não conseguindo concluir seu mandato, porque a morte traiçoeiramente, veio buscá-lo no seu elevado desempenho de sua humanitária função.

O Comendador Cardozo Moreira faleceu em São Paulo, em 20/10/1889 (aos 74 anos) de Pneumonia Senil, e sua esposa, Maria da Conceição Machado Cardozo, faleceu a 16/02/1900. Seus restos mortais encontram-se sepultados no túmulo n. º 104, na área pertencente a Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência de Campos, no cemitério do Caju. No túmulo, constavam os seguintes dizeres: “Jazigo Perpétuo do Comendador José Cardozo Moreira falecido a 20 de outubro de 1889 e de sua mulher D. Maria da Conceição Cardozo falecida a 16 de fevereiro de 1900.

Fonte: http://www.palacehotelcamposrj.com.br/o_hotel_comendador.php

(2) O comendador José Cardoso Moreira, além de ter feito grandes investimentos em suas terras, fez também, como era de costume na época, diversas contribuições para beneficiar a localidade, tornando-se grande acionista da estrada de ferro. Devido, provavelmente, ao volume de seus investimentos, a estação local acabou recebendo seu nome, e, mais tarde, se transformou no nome da localidade. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cardoso_Moreira


(3) O Comendador Cardoso Moreira era português de nascimento , possuía várias condecorações brasileiras e faleceu em 20 de outubro de 1889 .

"Cyclo das Gerações "