José Paes Falcão

public profile

Is your surname Paes Falcão?

Research the Paes Falcão family

José Paes Falcão's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

About José Paes Falcão

GENEALOGIA BRASILEIRA 

Estado de São Paulo - Os Títulos Perdidos

FALCÃO

Por:Lênio Luiz Richa

 3 - 4. José Paes Falcão, em 1764, Capitão das Ordenanças das minas de Cuiabá, tinha opulenta fazenda chamada dos Cocais, com lavras minerais, que descobriu em 1738, com duzentos escravos próprios, cc. Antonia Rodrigues das Neves, f. de Pedro Rodrigues Neves, n. Lisboa, e Antonia Leme, com pelo menos: (1.183, DB.150, SL.2.320 e 3.541).

Capitão José Paes Falcão, f.º do capitão-mor Fernando Dias Falcão n.º 4-3, em 1746, segundo escreveu Pedro Taques, morava nas minas de Cuiabá em sua opulenta fazenda dos Cocais com lavras minerais em que ocupava duzentos escravos próprios. Foi capitão de ordenanças e um dos paulistas de maior merecimento pelas virtudes morais de que foi adornado. Tinha em sua fazenda uma excelente capela com a invocação de S. José, na qual celebrava-se missa e administravam-se os sacramentos a sua numerosa escravatura, cujas casas formavam tão grande povoação que parecia uma vila. pg320 - Vol II - Pág. 280 a 329 Genealogia Paulistana -Luiz Gonzaga da Silva Leme (1852-1919) Tit. Lemes

(Parte 3)

José Paes Falcão e


QUILOMBO MATA CAVALO, A FÊNIX NEGRA MATO – GROSSENSE: ETNICIDADE E LUTA PELA TERRA NO ESTADO DE MATO GROSSO

ANTÔNIO EUSTÁQUIO DE MOURA

Tese apresentada ao Instituto de

Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Estadual de Campinas para a obtenção do título de Doutor em Ciências Sociais

A origem das terras do Quilombo Mata Cavalo

páginas 139 a 142 
 De acordo com dados levantados pelo Ministério Público Federal em Mato  Grosso “a história jurídica da dominialidade do imóvel denominado Sesmaria Boa Vida inicia-se em 1751, quando foi emitida a carta de Sesmaria em favor de José Paes Falcão” (PROCURADORIA, 2003, p.16 - 17).  O mesmo era bandeirante paulista de muitas posses (terras e principalmente escravos) e reivindicava terras mais próximas a Livramento e a Cuiabá. 
Em 1772, o sesmeiro José Paes Falcão vendeu as terras para Salvador Rodrigues de Siqueira, sendo que o valor pago por essa sesmaria de duas léguas em quadra foi de apenas dois poldros, o que indicava o baixo valor das terras na época e que não haviam sido realizadas benfeitorias na sesmaria. 

In …

QUILOMBO MATA CAVALO, A FÊNIX NEGRA MATO – GROSSENSE:

ETNICIDADE E LUTA PELA TERRA NO ESTADO DE MATO GROSSO

ANTÔNIO EUSTÁQUIO DE MOURA

Doutorado em Ciências Sociais

Campinas 2009

view all

José Paes Falcão's Timeline