José Francisco Monteiro, 1º visconde de Tremembé

Is your surname Monteiro?

Research the Monteiro family

José Francisco Monteiro, 1º visconde de Tremembé's Geni Profile

Records for José Francisco Monteiro

336,357 Records

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Related Projects

José Francisco Monteiro, 1º visconde de Tremembé

Birthdate:
Birthplace: Tremembé, São Paulo, Brazil
Death: Died
Immediate Family:

Son of Francisco Alves Monteiro and Teodora Joaquina de Moura
Husband of Maria Belmira de França
Partner of Anacleta Augusto do Amor Divino
Father of Olímpia Augusta Monteiro; José Francisco Monteiro, Junior and Francisco Alves Monteiro, Neto
Brother of José Félix Monteiro, visconde de Mossoró and Maria José Monteiro

Managed by: Lúcia Pilla
Last Updated:

About José Francisco Monteiro, 1º visconde de Tremembé

José Francisco Monteiro, primeiro e único Barão e Visconde de Tremembé, (Taubaté, 16 de dezembro de 1830 — 29 de março de 1911) foi um fazendeiro, empresário e político brasileiro. Filho de Francisco Alves Monteiro, comendador e de Teodora Joaquina de Moura, casou-se com Maria Belmira de França Monteiro, agraciada com o título de Viscondessa de Tremembé. Avô do escritor Monteiro Lobato, ao qual serviu de inspiração para a criação da personagem Visconde de Sabugosa, da série Sítio do pica-pau amarelo.

Cafeicultor, grande capitalista e proprietário, foi coronel-comandante da Guarda Nacional no município de Taubaté. Fundou em sociedade com seu irmão José Félix Monteiro, Visconde de Moçoró, uma casa bancária, denominada José Francisco Monteiro & Irmão, e foi sócio da firma comissária de café Miranda & Tremembé. Acionista e colaborador do Teatro São João, na iluminação pública da cidade 1867, da Companhia de Bondes a Vapor entre Taubaté e Tremembé para o transporte de passageiros e xisto betuminoso e proprietário da Companhia de gás e oleos minerais de Taubaté.

Colaborou para a formação do Ginásio Taubateano, da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Taubaté,além da comissão encarregada de angariar dinheiro e recrutar voluntários para a Guerra do Paraguai.

Agraciado com o Título de Barão de Tremembé por decreto de 30 de maio de 1868 e de Visconde de Tremembé por decreto de 7 de maio de 1887.

Foi proprietário da Chácara do Visconde, em Taubaté, construída em 1850 e imortalizada na obra Sítio do pica-pau amarelo, tendo sido tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, tornando-se sede do Museu Histórico e Pedagógico Monteiro Lobato. Era também proprietário da Fazenda São José do Buquira, herdada pelo neto, Monteiro Lobato.

Está sepultado na Capela dos Monteiros, no Cemitério da Venerável Ordem Terceira de São Francisco, em Taubaté.

view all

José Francisco Monteiro, 1º visconde de Tremembé's Timeline