José de Freitas Valle

Is your surname de Freitas Valle?

Research the de Freitas Valle family

José de Freitas Valle's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

José de Freitas Valle

Birthdate:
Birthplace: Alegrete, Rio Grande do Sul, Brazil
Death: Died in São Paulo, São Paulo, Brazil
Immediate Family:

Son of Manuel de Freitas Vale and Luísa Firmina Inácio Jacques
Husband of Antonieta Egídio de Sousa Aranha
Father of Ciro de Freitas Valle
Brother of Luiz Jacques de Freitas Vale, Barão de Ibirocay; Felisberta de Freitas Vale; Manuel de Freitas Valle, Filho; Luísa de Freitas Vale; Floriana Jacques de Freitas Vale and 3 others

Managed by: Carla Assenheimer (C)
Last Updated:

About José de Freitas Valle

José de Freitas Valle mais conhecido como Senador Freitas Valle (Alegrete, 20 de agosto de 1870 --- São Paulo, 14 de fevereiro de 1958) foi um advogado, poeta, político, mecenas e intelectual brasileiro.

Biografia

Era filho de Manuel de Freitas Valle, natural de Ilha Bela, São Paulo, que migrou para os pampas em 1838, fixando-se em Alegrete, Rio Grande do Sul, onde fez fortuna, e de Luísa Firmino Jacques.

No início do ano de 1886 mudou-se para São Paulo e, já em 7 de abril daquele ano teve sua matrícula deferida, ingressando na Faculdade de Direito de São Paulo, onde fincou suas raízes pelo resto de sua vida.

Antes de terminar o curso, com 18 anos, casou-se com Antonieta Egídio de Souza Aranha, neta de Maria Luzia de Souza Aranha, viscondessa de Campinas, sendo filha de Martim Egydio de Souza Aranha e Talvina do Amaral Nogueira e irmã de Euclides de Souza Aranha, que veio a ser pai do chanceler Oswaldo Aranha, portanto, herdeira dos maiores produtores de café na região de Campinas. Foi seu filho o embaixador Ciro de Freitas Vale.

Política e Mecenato

Em 1895 foi nomeado subprocurador do Estado de São Paulo, exercendo o cargo até se aposentar como subprocurador-geral no ano de 1937; no mesmo ano de 1895 prestou concurso para a cadeira de Francês e Literatura Francesa no Ginásio do Estado lecionando até 1936, quando se aposentou como docente.

Em 1903 iniciou-se na política paulista sendo eleito deputado pelo Partido Republicano Paulista, para a Câmara Estadual de São Paulo na 6ª Legislatura (1904-1906) sendo sucessivamente reeleito até a 12ª Legislatura, quando, em 1922, se candidatou e foi eleito para o preenchimento de vaga aberta no Senado Estadual. Em 1925 foi reeleito para o Senado exercendo o cargo de senador até a extinção deste pelos revolucionários de 1930.

Fiel ao Partido Republicano Paulista – PRP e, muito especialmente, a seus amigos e correligionários, Washington Luís Pereira de Sousa e Júlio Prestes, alijados do poder, desinteressou-se da política, muito embora tenha sido convidado pelo sobrinho Oswaldo Aranha, Ministro da Fazenda e da Justiça do governo Getulio Vargas, a intermediar negociações partidárias respondia “Meu coração é perepista e eu vou morrer PRP”.

Villa Kyrial

Em 1904, o Senador Freitas Valle adquiriu de Ernesto Zschöckel, para sua residencia, uma chácara com sete mil metros quadrados, localizada na rua Domingos de Morais n° 10, próxima da avenida Paulista, na Vila Mariana, bairro da cidade de São Paulo, que denominou Villa Kyrial, já com o propósito de torná-la um reduto cultural, inspirado na moda dos “salões europeus”, como os de Gertrud Stein ou de Natalie Clifford Barney.

Em termos paulistanos, a Villa Kyrial, de certa maneira, sucedeu o “salão social” da residência de Dona Veridiana da Silva Prado, filha de Antônio da Silva Prado, barão de Iguape, localizada onde, mais tarde, se instalaria o São Paulo Clube que, em 2008, foi incorporado pelo Iate Clube de Santos para instalação da sua sede paulistana.

Durante as primeiras décadas do século XX, a Villa Kyrial, passou a ser ponto paulistano para o encontro de boêmios, artistas, poetas - com ou sem recursos – como também, de políticos - com ou em busca de cargos – que se reuniam em magníficos saráus com aromas e sabores da “Belle Époque” parisiense, organizados e patrocinados pelo mecenas, José de Freitas Valle.

Cronologia

  • 1906 com Ramos de Azevedo, Carlos de Campos e outros, participou da fundação da Pinacoteca do Estado de São Paulo.
  • 1911 participou da comissão organizadora da Primeira Exposição Brasileira de Belas-Artes. Nesse ano passou a integrar as equipes e bancas de seleção do então criado Pensionato Artístico do Estado de São Paulo, que concedia bolsas de estudos gratuitas de cinco anos em instituições europeias a jovens que demonstrassem reconhecida vocação para a pintura, escultura, música e canto. Dessas bolsas valeram-se, dentre muitos, Souza Lima, Leonor Aguiar, Francisco Mignone, Victor Brecheret, Anita Malfatti, Mario Barbosa, os irmãos Romeu e Artur Pereira, José Wasth Rodrigues, Paulo Vergueiro Lopes de Leão, Tulio Mugnaini, Paulo do Valle Júnior, Diógenes de Campos Aires entre outros.
  • 1912 tornou-se sócio-fundador da Sociedade de Cultura Artistica, em São Paulo; em 1913, patrocinou a primeira exposição do pintor Lasar Segall no Brasil.
  • 1914 promoveu o primeiro dos cinco ciclos de conferências de Villa Kyrial (realizados em 1914, 1921, 1922, 1923 e 1924).
  • 1919, juntamente com Paulo Prado e o consulado da França, promoveu exposição de pinturas impressionistas e esculturas de Boudelle, Rodin e Laurens no “hall” do Teatro Municipal de São Paulo.
  • 10/07/1948 foi eleito para a Academia Paulista de Letras, ocupando a cadeira 21, de Roberto Simonsen.
  • 1950, doou para o MASP – Museu de Arte de São Paulo, o quadro “Monge capuchinho” de Almeida Júnior.
  • 1960 a Villa Kyrial, foi vendida à Joelma S.A. Importadora Comercial e Construtora. No ano seguinte a mansão foi demolida, sendo construído no lugar um edifício de apartamentos, no trecho da avenida Domingos de Morais que faz esquina com a pequena e sinuosa rua Dr. Eduardo Martinelli.

Fonte: WP

view all

José de Freitas Valle's Timeline

1870
August 20, 1870
Alegrete, Rio Grande do Sul, Brazil
1896
August 16, 1896
Age 25
São Paulo, São Paulo, Brazil
1958
February 14, 1958
Age 87
São Paulo, São Paulo, Brazil
????