José Luís Mena Barreto II

Is your surname Mena Barreto?

Research the Mena Barreto family

José Luís Mena Barreto II's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

About José Luís Mena Barreto II

(1) José Luís Mena Barreto (Porto Alegre, 24 de outubro de 1817 - Porto Alegre, 10 de outubro de 1879) foi um militar brasileiro.

É um dos ascendentes duma tradicional família do Rio Grande do Sul: os Mena Barreto. Filho de José Luís Mena Barreto e de Ana Emília de Sampaio. Lutou na guerra do Paraguai, lutou na batalha de Itororó, batalha de Tuiuti, comandante do segundo corpo de exército, substituindo o general Argolo. Em 1864 era general de divisão no exército do Rio Grande do Sul.

Casou com sua prima Rita de Cássia de Oliveira Mello Mena Barreto, foi pai de João de Deus Mena Barreto e de quatro meninas. Era cavaleiro da Imperial Ordem de Avis, comendador da Imperial Ordem da Rosa e da medalha do exército no Estado Oriental do Uruguai (fita verde).

Fonte: (http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Lu%C3%ADs_Mena_Barreto_(II))

(2)Nascido de Porto Alegre (RS), nasceu em 1819 e faleceu também em Porto Alegre (RS), em 1879; era filho de José Luís Menna Barreto (1796-1825).

Tinha 6 anos de idade, quando morreu seu pai e começou a estudar quase sozinho. Ao irromper a Revolução Farroupilha, tinha 16 anos e colocou-se logo ao lado da causa do Império, quando aos 15-06-1836 assentava praça de cadete no 2º Regimento de Cavalaria Ligeira. Participou de várias operações de guerra, entre as quais a defesa da capital, muitas vezes sitiada pelos Farrapos.

Ao terminar as operações, era major do 4º Regimento de Cavalaria Ligeira; à seguir, esteve arregimentado até o início da Guerra de 1851-1852 contra Oribe e Rosas, voltando à Província após a Batalha decisiva de Monte Caseros (ou, Morón).

Promovido a tenente-coronel, foi servir no 1º Regimento de Cavalaria do Exército, na Côrte. Por uma incompreensão das autoridades superiores, não conseguiu matrícula na Escola Militar, apesar de tecnicamente habilitado.

Logo depois, foi promovido a coronel, por merecimento, voltava ao seu Rio Grande, tomando parte na concentração de fronteira de 1858, ao mando do Marechal Francisco Félix.

Promovido a brigadeiro aos 29-07-1864, foi comandar a 2ª Divisão do Exército do Sul, ao mando de seu tio, o Marechal João Propício Mena Barreto e que o concentrara na região de Bagé (RS).

Da Divisão, José Luís recebeu a missão de invadir o território uruguaio pelo Passo das Pedras; no dia 16-10-1864 José Luís ocupava a Vila Melo, ali permanecendo até 24, quando regressou ao acampamento do Piraí-Grande, próximo a Bagé; deixando-o a 01-12-1864, marchou com o Exército rumo a Paissandu, tomando parte no assalto e tomada da praça.

Já tivera início a Guerra do Paraguai e dela participou o Brig. José Luís Mena Barreto, desde a invasão de Estigarriba ao Rio Grande do Sul e a marcha rumo ao território inimigo até às operações finais, sob o comando do Príncipe Gastão d’Orléans.

No ataque à base de operações de Tuiuti, comandada pelo Ten-cel. Visconde de Porto Alegre, Mena Barreto foi ferido gravemente no rosto, deixando-lhe funda cicatriz.

Terminada a luta, coube-lhe comandar a marcha, por terra, de regresso da cavalaria. Em 1871, foi elevado ao posto de Marechal-de-campo, exerceu vários comandos importantes, entre os quais o das Armas de sua Província natal, no exercício do qual faleceu repentinamente, em seu quartel-general, aos 10-10-1879.

Apesar de Liberal, sempre deu ao adversário a mais ampla liberdade.

Fonte: http://maragatoassessoramento.blogspot.com.br/2009/09/gauchos-ilustres_13.html

view all

José Luís Mena Barreto II's Timeline

1817
October 24, 1817
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
1874
July 30, 1874
Age 56
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
1879
October 10, 1879
Age 61
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
????
????
????