Leonel Pereira de Alencar (c.1775 - 1824)

‹ Back to Pereira de Alencar surname

View Leonel Pereira de Alencar's complete profile:

  • See if you are related to Leonel Pereira de Alencar
  • Request to view Leonel Pereira de Alencar's family tree

Share

Nicknames: "seu Dão"
Birthdate:
Birthplace: Exu, PE, Brazil
Death: Died in Jardim, Ceará, Brazil
Managed by: Bruno Berman
Last Updated:

About Leonel Pereira de Alencar

Ampla descendência a ser introduzida e/ou conferida a partir de http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=536867

Casou-se em 1º de outubro de 1801, em Jardim - CE, com sua prima Maria Xavier da Silva. Não é conhecida a ligação direta entre a família de Leonel e a de Maria foi aventada o segundo grau de consanguinidade, que significa terem avós comuns. Já terceiro grau aponta para bisavós comuns, o que parece ser o caso (provavelmente, Antônio Goulart e Maria da Encarnação de Jesus).

Leonel Pereira de Alencar foi juiz ordinário, capitão de ordenanças e vereador na Câmara Municipal da Vila de Jardim no inicio do seculo XIX. Homem muito forte e de grande prestigio, também levantou a bandeira da Republica em sua vila em 5 de maio de 1817 e reconheceu o governo provisório de Recife, fazendo lavrar a ata de instalação do novo governo. Ainda que tenha participado ativamente da Revolução de 1817, Leonel conseguiu escapar de ser preso pelas forças leais a Coroa portuguesa. Apesar de não ter sido preso, foi pronunciado em 13 de setembro de 1818, devido a sua participação na revolução. Apresentou-se a prisão na Bahia. Em 2 de dezembro de 1820, Leonel Pereira recebeu, finalmente, aviso para justificar-se em liberdade. Em 16 de outubro de 1822, apos a independência do Brasil, Leonel participou, em Icó, da reunião para eleição dos representantes para as Assembleias Geral e Constituinte das Cortes do novo pais. Há informações dando conta de que Leonel Pereira teria participado da Guerra da Independência do Brasil, em Salvador, em 1823, no comando (junto com seu cunhado Inácio Tavares Benevides) de um pelotão de sertanejos. Leonel a também participou, em 26 de agosto de 1824, do Grande Conselho pelo qual o Ceará se constituiu Estado da Federação do Equador e seu sobrinho Tristão Gonçalves Pereira de Alencar (filho de Bárbara) foi eleito o presidente do Ceará. Leonel Pereira de Alencar foi assassinado em 28 de setembro de 1824, no Engenho Velho, na Vila de Jardim, junto com seu filho Raimundo Pereira de Alencar. o assassinato foi cometido por um banda chefiado pelo procurador da Câmara de Jardim, Antônio Francisco de Melo. A alegação para o assassinato foi a de que Leonel e seu filho seriam inimigos do Império. Na realidade, Antônio Francisco de Melo era inimigo político de Leonel e a participação do mesmo na Confederação do Equador foi um mero pretexto para justificar sua eliminação. A casa de Leonel foi cercada e houve tiroteio por toda a noite. Ao amanhecer foi ateado fogo a casa. Leonel abriu a porta para enfrentar os assaltantes e levou um tiro na cabeça. Seu filho conseguiu escapar, mas foi assassinado no canavial da fazenda. A cãs a foi então saqueada.

Até sua morte, Leonel foi o Alencar de maior influencia na família. Maria Xavier da Silva, viúva de Leonel, mesmo ferida e gravida do sétimo mês, conseguiu fugir com os filhos sobreviventes e deu a luz cinco dias depois do assalto a sua casa. Informações da memoria da família indicam que, somente em Jardim e arredores, os imperialistas fizeram quinze viúvas na família Alencar. Inácio Tavares Benevides foi um dos mortos. Apos sua morte, Leonel Pereira de Alencar veio a ser Sogro de seu sobrinho, o senador e padre José Martiniano de Alencar (o qual se amigou com Ana Josefina de Alencar, filha de Leonel). Leonel e, assim, avô do romancista José de Alencar (filho de José Martiniano e Ana Josefina) e tetravô do autor deste trabalho.

  • Texto retirado do livro

Vida e Bravura | Origens e Genealogia da família Alencar Autores: José Roberto de Alencar Moreira e Radison Negreiros de Alencar

view all 15

Leonel Pereira de Alencar's Timeline

1775
1775
Exu, PE, Brazil
1810
October 12, 1810
Age 35
Jardim, Ceará, Brazil
1810
Age 35
Jardim, Ceará, Brazil
1824
September 28, 1824
Age 49
Jardim, Ceará, Brazil
October, 1824
Age 49
Jardim, CE, Brazil
????
????
????
????
????