Leonor Leme

Birthdate:
Birthplace: Funchal, Ilha da Madeira, Portugal
Death: Died in São Vicente, São Paulo, Brasil
Place of Burial: Sao Paulo, Sao Paulo
Immediate Family:

Daughter of Pedro Leme and Luzia Fernandes
Wife of Brás Esteves
Mother of Domingos Dias; Lucrécia Leme; Aleixo Leme; (No Name); Pedro Leme and 2 others
Half sister of Antonio Pedroso de Barros and Fernão Dias Pais

Managed by: Private User
Last Updated:

About Leonor Leme

ver também: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=563944

Leonor Leme, * Ilha da Madeira, falec. 1633, S Paulo. (SL, II, 186). Veio da Ilha da Madeira casada com Braz Teves, corrompido no Brasil em Esteves Dicioniário das Mulheres (p. 325).

Segundo Pedro Taques, Leonor Leme veio da Ilha da Madeira em companhia dos pais, sendo já casada, em 1550, com Brás (Tevez) Esteves, morador da vila de São Vicente, “na mesma vila viveram muitos anos, abastados com lucros do engenho de açucar, chamado de São Jorge dos Erasmos”. Enfrentando o Caminho do Mar, lá se foi serra/acima, a famosa Leonor Leme, transportada em rede por índios carregadores entre o litoral e o planalto, dando origem a uma das mais importantes famílias da história paulista e brasileira, cujo desempenho foi preponderante na primeira fase de São Paulo colonial. Um dos mais famosos descendentes desse histórico casal de madeirenses foi Fernão Dias Pais, o Caçador de Esmeraldas, mas essa é certamente outra história. Fernão Dias Pais foi bisneto de D. Leonor Leme e de Brás Teves.

Quando for ao Pátio do Colégio em São Paulo, ver o femur do PADRE ANCHIETA, tenha presente que LEONOR LEME assistiu à primeira missa dele e se confessava com ele, ali mesmo, no Pátio do Colégio.

Leonor nasceu antes de 1540 e faleceu em São Paulo a 13.01.1633. Quando se mudaram para a Vila de São Paulo já tinham seus cinco filhos: Pedro Leme (neto) que foi meu décimo avô, Mateus Leme, Aleixo Leme, Braz Leme e Lucrécia Leme.

AQUI SE PROVA QUE LEONOR LEME é filha de ANTONIO LEME E LUZIA FERNANDES, e nascida em ÓBIDOS-PORTUGAL, por volta de 1540.

livros paroquiais de Óbidos online: http://www.cm-obidos.pt/Manchete/detalhe.aspx?detail=1&id=233293407

ver: Paulo César de Castro Silveira - http://capitaodomingos.wordpress.com/0-vovo-leonor-leme-e-o-padre-anchieta/

-------------------- Birth: ABT 1526 in Funchal,Ilha da Madeira,Portugal Death: 13 JAN 1633 in S. Vicente,SP,Brasil Note: Leonor Leme. Há um seu depoimento, de 7-ABR-1622, no processo de canonização do Padre José de Anchieta, em que informa: a) ter nascido em Óbidos,Portugal, e possuir, na ocasião, mais de 80 anos de idade; b) que conheceu muito bem ao Padre Anchieta, tendo assistido à primeira missa do sacerdote em São Vicente, em 1567; c) que o jesuíta era tido por santo por todos e com ele se confessou muitas vezes; d) tinha conhecimento de milagres realizados por Anchieta, que possuía o dom da profecia, tendo previsto a quebra da paz pelos tamoios. Fal. em 1633 em S. Paulo (SP).

LEONOR LEME, a velha Inventário e Testamento


Vol 9, fl 5 Data: 31-1-1633 Local: Vila de São Paulo, em casa de Pedro Leme Juiz: Dom Francisco Rendon de Quevedo Declarante: Pedro Leme, o velho, filho da inventariada Avaliadores: Manoel da Cunha e Francisco Gaia


TITULO DOS FILHOS 1. Matheus Leme 2. Pero Leme, o velho 3. Aleixo Leme 4. Braz Esteves 5. Lucrécia Leme


TESTAMENTO


Em nome de Deus Amem Saibam quantos esta cédula de testamento virem como no ano do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil seiscentos e vinte e nove anos estando eu Leonor Leme com todos os cinco sentidos e perfeito juízo que o senhor Deus me deu determinei fazer este meu testamento para nele descarregar minha consciência e declarar as cousas seguintes. Primeiramente encomendo a minha alma a Deus Todo Poderoso que a criou e remiu com seu precioso sangue e à Virgem Maria sua Mãe peço e rogo e a tomo por minha advogada diante de seu Bento Filho para que me alcance perdão de meus pecados e que me leve à sua santa glória, amém. Deixo que se digam cinco missas a honra das cinco chagas de meu Senhor Jesus Cristo para que haja misericórdia com minha alma. Deixo que se digam nove missas a honra dos nove meses que trouxe ao seu Bendito Filho ao seu ventre que cita rogue ao seu Bento Filho me alcance perdão de meus pecados. Deixo à casa de Santo Inácio da Companhia de Jesus desta vila de São Paulo dois mil réis de esmola os quais se pagarão em pano de algodão ou no que houver por casa adonde mando que se enterre o meu corpo como irmã que sou. Declaro que fui casada com Braz Esteves a olhos e face da Santa Madre Igreja do qual tive e tenho vivos quatro filhos machos e uma fêmea os quais são herdeiros de minha fazenda/declaro demos de casamento a minha filha Lucrécia cem cruzados e lhe demos mais três peças do gentio da terra reportando-me no demais ao testamento de meu marido Braz Esteves que Deus tem. E declaro que as missas que se me hão de dizer que atrás estão declaradas serão ditas e rezados por diversos padres. Declaro que deixo por meu testamenteiro a meu filho Pedro Leme que tenha cuidado de mandar cumprir este meu testamento. Declaro que aparecendo algum testamento afora este se lhe não dê crédito nem se faça obra por ele que só este hei por valioso por ser minha última e derradeira vontade ao qual roguei a Manoel Esteves que este me fizesse por eu ser mulher e não saber escrever e assinasse por mim// E assino pela testadora e por mim como testemunha Manoel Esteves/ Leonor Leme E peço e rogo às justiças de sua Magestade que este meu testamento mandem guardar e cumprir assim como nele o declaro por assim ser a minha última e derradeira vontade e me torno a assinar por Manoel Esteves que este fez a meu rogo hoje 5 de junho da era de mil seiscentos e vinte e nove anos // Assino pela testadora por não saber escrever // Leonor Leme – Gaspar Gomes – Lucas Fernandes Pinto – Custódio Nunes Pinto – Antonio Nunes da Costa – Bastião de Freitas – Domingos Machado o moço – Pero Gonçalves


Declaro outrossim que pelas boas obras e bom tratamento que de minha Madalena tenho recebido em gratidão do que a deixo livre e desembargada de servidão nenhuma a ninguém que como tal poderá ela e seus filhos ir por onde quiserem e mais gosto quiser por verdade do qual roguei a Diogo Leite Paes que este fizesse e assinasse como testemunha e assim peço às Justiças de Sua Magestade este mandem cuprir e guardar em todo tempo em 27 dias do mes de .... de 1631. Assino por ela testadora Diogo Leite Paes – Fernão Dias – Pedro Dias.


CUMPRA-SE: 13-1-1633


3-6-1634: A índia Madalena pede sua alforria ao juiz Domingos Cordeiro no que é atendida.


Seguem as avaliações


BENS Uma casa na roça de dois lanços coberta de telha e um lanço de palha... 8$000 Terras em São Vicente no Outeiro onde estava Jorge Rodrigues Deniza Uma casa de taipa de mão coberta de telhas ...15$000 Duas braças de chãos na vila vizinhas à sua casa para a banda do rio caminho dos Pinheiros Ferramentas Roupas Roupas de casa Galinhas Tachos Um tapanhuno .....30$000 Roça


MONTE MOR: 115$580


DIVIDAS Deve a Antonio Alves, Gaspar Gomes, Manoel Godinho de Lara e João Rodrigues de S. Vicente


Citados para partilhas: 1. Pero Leme o Velho 2. Domingos Leme como procurador de seu pai Mateus Leme 3. Lucrécia Leme (não quis herdar) 4. Francisco Leme, procurador de sua mãe Inês Dias, viuva


Quinhão de cada herdeiro: 27$340. Receberam: 1. Inês Dias 2. Pero Leme 3. Braz Esteves 4. Mateus Leme


“E declarou Pero Leme que sua mãe era herdeira na fazenda de Gaspar de Brito ha que herdar do que ficou por falecimento de Paulo Rodrigues como sua n... que era.”


“E logo no mesmo dia por os herdeiros foi requerido ao juiz dos órfãos que lhe requeriam não entregasse o quinhão de Braz Esteves até não declarar o que tinha recebido de sua mãe em sua vida por seu juramento e o dito juiz mandou escrever seu requerimento Ambrósio Mendes tabelião escreví.”


Fonte: http://www.projetocompartilhar.org/SAESPp/leonorleme1633.htm

view all 11

Leonor Leme's Timeline

1540
1540
Madeira, Portugal
1545
1545
Portugal
1561
1561
Sao Paulo, Sao Paulo, Brazil
1564
1564
Ilha de São Vicente, São Paulo, Brasil
1565
1565
São Vicente, São Paulo, Brazil
1568
1568
Funchal, Ilha da Madeira, Portugal
1570
October 24, 1570
Age 2
São Vicente, São Paulo, Brazil
1572
1572
Age 4
Lourinhã Municipality, Lisbon, Portugal
1580
1580
Age 12
1633
January 13, 1633
Age 65
Sao Paulo, Sao Paulo