Luís Gonçalves das Chagas, Barão de Candiota (c.1815 - 1894) MP

‹ Back to Gonçalves das Chagas surname

Is your surname Gonçalves das Chagas?

Research the Gonçalves das Chagas family

Luís Gonçalves das Chagas, Barão de Candiota's Geni Profile

Records for Luís Gonçalves das Chagas

414,597 Records

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Birthplace: Herval, Rio Grande do Sul, Brazil
Death: Died in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
Managed by: Pablo Benítez Barreto
Last Updated:

About Luís Gonçalves das Chagas, Barão de Candiota

Luís Gonçalves das Chagas, primeiro e único Barão de Candiota (Rio Grande do Sul, c.1815 — Porto Alegre, 1894) foi um estancieiro, militar e nobre brasileiro.

Estancieiro e militar farroupilha


Proprietário de grande extensão de terras nos municípios de São Gabriel, Bagé e Santa Maria, Chagas lutou na Guerra dos Farrapos pelo lado republicano. Participou da primeira grande vitória dos rebeldes, a Batalha do Seival (10 de setembro de 1836), ocorrida nas proximidades de estância sua no atual município de Candiota.


Segundo estimativa baseada no patrimônio de um de seus filhos, Januário Gonçalves das Chagas, o conjunto das propriedades rurais do Barão de Candiota deve ter superado os 500 mil hectares (cerca de 2% da área total do Rio Grande do Sul)[3]. Roque Callage observava em 1929 que o Barão poderia ir das coxilhas de Santa Maria à cidade de Bagé "sem pisar fora dos seus campos".


Guerra do Paraguai, baronato e liderança conservadora


Em 1865, Chagas forneceu a escolta do Imperador Pedro II em sua visita ao Rio Grande do Sul por ocasião da Guerra do Paraguai[5]. Nos anos seguintes do conflito, organizou regimento de cavalaria para lutar pela Tríplice Aliança. Por seus serviços ao Brasil durante o conflito, foi agraciado por Pedro II com o título de Barão de Candiota, em 20 de março de 1875. No entanto, segundo despacho do Ministério do Império de 8 de maio de 1875, Chagas teria recebido "mercê do título (...) por relevantes serviços prestados à instrução pública".


Em 1878, Chagas assumiu a liderança do Partido Conservador em São Gabriel.

Fonte: Wikipédia

-------------------- Luís Gonçalves das Chagas, primeiro e único Barão de Candiota (Herval, c.1815 — Porto Alegre, 1894) foi um estancieiro, militar e nobre brasileiro.

Estancieiro e militar farroupilha

Casou com sua prima Ana Ávila. Proprietário de grande extensão de terras nos municípios de São Gabriel, Bagé e Santa Maria, Chagas lutou na Guerra dos Farrapos pelo lado republicano[2]. Participou da primeira grande vitória dos rebeldes, a Batalha do Seival (10 de setembro de 1836), ocorrida nas proximidades de estância sua no atual município de Candiota.

Segundo estimativa baseada no patrimônio de um de seus filhos, Januário Gonçalves das Chagas, o conjunto das propriedades rurais do Barão de Candiota deve ter superado os 500 mil hectares (cerca de 2% da área total do Rio Grande do Sul). Roque Callage observava em 1929 que o Barão poderia ir das coxilhas de Santa Maria à cidade de Bagé "sem pisar fora dos seus campos".

Guerra do Paraguai, baronato e liderança conservadora

Em 1865, Chagas forneceu a escolta do Imperador Pedro II em sua visita ao Rio Grande do Sul por ocasião da Guerra do Paraguai. Nos anos seguintes do conflito, organizou regimento de cavalaria para lutar pela Tríplice Aliança. Por seus serviços ao Brasil durante o conflito, foi agraciado por Pedro II com o título de Barão de Candiota, em 20 de março de 1875. No entanto, segundo despacho do Ministério do Império de 8 de maio de 1875, Chagas teria recebido "mercê do título (...) por relevantes serviços prestados à instrução pública".

Em 1878, Chagas assumiu a liderança do Partido Conservador em São Gabriel.

Fonte: WP

view all

Luís Gonçalves das Chagas, Barão de Candiota's Timeline

1
1
1815
1815
Herval, Rio Grande do Sul, Brazil
1841
1841
Age 26
1844
1844
Age 29
1848
1848
Age 33
Rio Grande do Sul, Brazil
1894
June 13, 1894
Age 79
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
????