Luis Antonio Simões Meireles, 1º barão de Açu da Torre (1862 - 1930) MP

public profile

Is your surname Simões Meireles?

Research the Simões Meireles family

Luis Antonio Simões Meireles, 1º barão de Açu da Torre's Geni Profile

Records for Luis Antonio Simões Meireles

8,289 Records

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Related Projects

Birthplace: Mata de São João, Mata de São João, Bahia, Brazil
Death: Died in Salvador, Salvador, Bahia, Brazil
Managed by: Carla Assenheimer (C)
Last Updated:

About Luis Antonio Simões Meireles, 1º barão de Açu da Torre

Luís Antônio Simões de Meireles, primeiro e único barão do Açu da Torre , (Mata de São João, 15 de agosto de 1862 — Nazaré, 20 de fevereiro de 1930) foi um fazendeiro, proprietário de engenho e usina de cana-de-açúcar em Bacupari. Era coronel da Guarda Nacional.

Filho do major da Guarda Nacional Manuel João dos Reis Meireles e de Ana Simões de Paiva, neto do tenente-coronel comandante Guarda Nacional Luís Antônio de Meireles e sobrinho do barão de Monte Santo, o qual o criou desde cedo devido à precoce perda dos pais. Casou-se com Adelaide Vaz de Carvalho, filha do coronel Francisco Vaz de Carvalho, com a qual teve numerosa descendência.

Títulos nobiliárquicos

Barão do Açu da Torre

Título conferido por decreto imperial em 31 de agosto de 18892 , ainda que não-legalizado pela proclamação da República, ocorrida pouco tempo depois. Refere-se à região onde o nobre nasceu, atualmente um distrito de Mata de São João. Açu em tupi significa grande.

Fonte: WP

-————————

Luiz Antonio Simões de Meireles, primeiro e único Barão de Açu da Torre, era um abastado fazendeiro proprietário de terras em Mata de São João, onde nascera em 15 de agosto de 1862. Filho do major da Guarda Nacional Manuel João dos Reis Meireles, irmão da Baronesa de Monte Santo a qual o criou desde cedo devido a precoce perda dos pais. Casou-se com Adelaide Vaz de Carvalho, filha do coronel Francisco Vaz de Carvalho, e de Virgínia de Castro, proprietários e residentes no Engenho Aratu, em Salvador. com a qual teve numerosa descendência. Por decreto do Imperador D. Pedro II, em 31.08.1889, foi agraciado com o título de Barão do Açu da Torre. ( Segundo meu pai, avesso à esses "rapapés" o título custou duzentos contos de réis, e nunca foi legalizado, por ter sido proclamada a República ). Em 1897, o Barão montou no Engenho Bacopari, de sua propriedade, a Usina Pitanga. Tornou-se o grande chefe político de Mata de São João. Luiz Antonio Simões de Meireles, o Barão do Açu da Torre, faleceu a 20.02.1930, em Nazaré (Ba).

in, http://www.geocities.ws/familiapereira20042005/nogueira.html

view all

Luis Antonio Simões Meireles, 1º barão de Açu da Torre's Timeline

1862
August 15, 1862
Mata de São João, Mata de São João, Bahia, Brazil
1930
February 20, 1930
Age 67
Salvador, Salvador, Bahia, Brazil
????
????