Is your surname de Magalhães Pinto?

Research the de Magalhães Pinto family

Magalhães Pinto's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

José de Magalhães Pinto

Birthdate:
Birthplace: Santo Antônio do Monte, Minas Gerais, Brazil
Death: Died in Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Immediate Family:

Son of José Caetano de Magalhães Pinto and Maria de Araújo
Husband of Berenice Duque Viriato Catão
Father of <private> Catão de Magalhães Pinto; <private> Catão de Magalhães Pinto; <private> Catão de Magalhães Pinto and <private> Catão de Magalhães Pinto

Managed by: Carla Assenheimer (C)
Last Updated:
view all

Immediate Family

About Magalhães Pinto

Foi um político brasileiro.

Biografia


Sua vida profissional se iniciou quando tinha dezesseis anos. Seu primeiro emprego foi no Banco Hipotecário e Agrícola de Minas Gerais. Com 17 anos já era gerente da agência.


Foi presidente da Associação Comercial de Minas Gerais presidindo a Federação de Comércio daquele estado. Em 1943 foi diretor do Banco da Lavoura. Assinou o "manifesto dos mineiros" sendo afastado por imposição do governo federal.


Em 1944 fundou o Banco Nacional de Minas Gerais. Conservador, foi fundador também da União Democrática Nacional (UDN). Foi deputado à Assembléia Constituinte de 1946, renunciou ao mandato para ocupar o cargo de secretário de Finanças de Minas Gerais no governo Milton Campos.


Governou o estado de 1961 a 1966, quando criou o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais. Nesta época, financiou o Ipes e foi um dos principais artífices do golpe militar de 1964.


Em 7 de outubro de 1963, durante o seu governo, ocorreu o trágico Massacre de Ipatinga.


Após o Golpe de 1964, sua fortuna se multiplicou e incorporou mais seis bancos em 1972. Criando em seguida o Banco Nacional S/A, com sede em Belo Horizonte.


No governo Costa e Silva, foi ministro das Relações Exteriores, articulador de empréstimos internacionais para o financiamento de obras de infra-estrutura para o desenvolvimento do Brasil, cuja política ficou conhecida como "Diplomacia da Prosperidade". Em alguns pontos semelhantes à Política Externa Independente (PEI), dos governos Jânio Quadros e João Goulart, divergindo quanto à reformas sociais. Ciente de que a détente entre os EUA e a URSS modificava as regras da política global, em especial com o agravamento do antagonismo Norte-Sul, propugnava uma aliança com o Terceiro Mundo, com o objetivo de modificar a sua participação no sistema internacional. Nesse período o Brasil passa a compor o recém criado Grupo dos 77, além de se recusar em assinar o Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP).


Foi grande financiador de empreiteiros de obras públicas na época do Milagre brasileiro. Foi duas vezes deputado federal por Minas Gerais e senador entre 1971 e 1979. Filiado a Arena, participou em 1980 da fundação do Partido Popular. Após a incorporação deste ao PMDB, filia-se ao PDS.


Deixou a política em 1985, por motivo de doença.


Homenagens


O estádio do Mineirão, o segundo maior do Brasil, é denominado Governador Magalhães Pinto em sua homenagem. A avenida principal da cidade de Coronel Fabriciano é denominada Avenida Governador José de Magalhães Pinto.

Fonte: Wikipedia

view all

Magalhães Pinto's Timeline

1909
June 28, 1909
Santo Antônio do Monte, Minas Gerais, Brazil
1996
March 6, 1996
Age 86
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
????