Manoel Lucas Annes (1821 - 1889)

public profile

View Manoel Lucas Annes's complete profile:

  • See if you are related to Manoel Lucas Annes
  • Request to view Manoel Lucas Annes' family tree

Share

Birthdate:
Birthplace: Caçapava do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil
Death: Died in Cruz Alta, Rio Grande do Sul, Brasil
Managed by: Carla Assenheimer (C)
Last Updated:

About Manoel Lucas Annes

O Coronel Manoel Lucas Annes, nasceu em 13 de abril de 1821 em Piratini, onde foi batizado a 27 de maio de 1822, na Matriz de N.S. da Conceição cfe. Livro 1 fla. 244.

Casou-se em 1850, na freguesia de São Martinho, Cruz Alta com D. Maria Ubaldina de Paula e Silva, filha de Francisco de Paula e Silva, Barão de Ibicuí, natural de Taquari, e da Baronesa Felicidade Perpétua de Magalhães, natural de Cachoeira.

Participou da comissão pelo 5º Distrito de Cruz Alta para angariar donativos em favor das famílias dos Guardas Nacionais que haviam marchado para a Guerra do Paraguai juntamente com Antonio Joaquim da Silveira e João Jorge Hein.

Em 1872 contribui com auxílio para a construção da Igreja de S. José do Pinhal, pouco alem de Santa Maria, juntamente com o Comendador Francisco Ferreira de Castilhos, pai de Júlio de Castilhos, João Ferreira de Almeida, Barão de Nonoai, Agostinho Pereira de Almeida, irmão do Barão de Nonoai, General Firmino de Paula e Silva, Francisco de Paula e Silva - Barão de Ibicuí, Miguel Kroeff, pai de Carlos Kroeff, de Santa Maria e outros. (História de Santa Maria).


Segundo Evaristo Afonso de Castro, em 1887, o então Tenente Coronel Manuel Lucas Annes era comandante do Batalhão de Reserva da Guarda Nacional com um ativo de 2181 praças. (Noticia Descriptiva da Região Missioneira, pág 67)


Em 1876 era Secretário da Loja Maçônica Harmonia Cruzaltense

Manoel Lucas Annes foi proprietário de duas grandes fazendas em Cruz Alta. A Fazenda Mont’Alvão com 7 léguas e meia de campo, e Santa Tereza com área menor.

Na Catedral do Divino Espírito Santo em Cruz Alta existe uma antiga pia batismal de mármore que foi doada por Manoel Lucas Annes. Apesar de tantos anos de uso a pia está ainda em ótimo estado.

Em sua borda lê-se a inscrição: "O CORONEL MANOEL LUCAS ANNES, FALLECIDO EM 16 DE FEVEREIRO DE 1889 FEZ DÁDIVA DESTA PIA BAPTISMAL PARA A IGREJA DE CRUZ ALTA"

Fonte: http://www.geocities.ws/alceuannes/Manoel.Lucas.Annes.html

view all

Manoel Lucas Annes's Timeline

1821
April 13, 1821
Caçapava do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil
1850
1850
Age 28
Cruz Alta, Rio Grande do Sul, Brasil
1889
February 16, 1889
Age 67
Cruz Alta, Rio Grande do Sul, Brasil
????
????