Manuel Jorge Rodrigues (1777 - 1845) MP

‹ Back to Rodrigues surname

Is your surname Rodrigues?

Research the Rodrigues family

Manuel Jorge Rodrigues, 1.º barão de Taquari's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Birthplace: Lisbon, Lisbon District, Portugal
Death: Died in Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Managed by: George J. Homs
Last Updated:

About Manuel Jorge Rodrigues

Manuel Jorge Rodrigues , Barão de Taquari , nasceu na cidade de Lisboa em 23 de abril de 1777. Abandonou os estudos e assentou praça no Regimento de infantaria no Exercito Português , em 1794. Já era Capitão em 1809 , esteve em ação em Goa , nas batalhas de Buçaco , nas ações de Pombal , Redinha , Foz do d'Árouce e Sabugal , na de Fuentes de Oñoro , em Badajoz , em Tordesilhas , e muitos outros combates .Em 1813 foi promovido a major.

Comandava na batalha de Toulouse em 1814, recebendo grandes elogios . Em 1815 , concederam-lhe a medalha inglesa do Duque de York .No mesmo ano foi promovido a Tenente Coronel , passando a comandar o 1º batalhão de caçadores da" Divisão de Voluntários Reais ", que veio ao Brasil auxiliar as tropas que se batiam na Banda Oriental do Uruguai , em 1817 .

Em 1816 recebeu a "Medalha Portuguesa de Distinção " Em 1816 também foi agraciado com o hábito de cavaleiro da "Ordem Militar de São Bento de Aviz " Recebeu ainda a Medalha da pacificação do Sul , a cruz de cavaleiro da Ordem Imperial do Cruzeiro . Em 1825 , foi-lhe concedido a efetividade do posto de Brigadeiro , equivalente hoje a General de Brigada . Travou-se a Guerra entre os Orientais rebelados , a Republica Argentina e o Império Brasileiro . A Colônia foi atacada pelo General Lavalleja , que foi repelido . Foram 16 dias , perdeu-se 23 homens . Feridos 2 oficias e pouco mais de 50 marinheiros e soldados .

Mereceu as palavras do Tenente general Barão de Vila Bela , em 8 de março de 1826 :

"O Sr. Brigadeiro Manuel Jorge Rodrigues é digno dos maiores elogios pelo valor e acerto com que dirigiu os ataques e a tropa de seu comando pela heróica maneira com que os executou contra o inimigo , conseguindo um vantajoso resultado a Sagrada Causa do Império : Este bravo e digno governador , e a briosa guarnição daquela praça bem depressa verão subir a Augusta Presença de S. M. Imperial seus gloriosos feitos , merecendo de sua paternal bondade a recompensa de que se fizeram dignos "

Ainda em 1826 foi promovido a Marechal de Campo . Em 1828 assumiu o comando das Armas da Provincia do Rio Grande do Sul . Em 1830 foi transferido para o Comando das Armas da Província de Minas Gerais . Pediu reforma em 1835. Foi nomeado Presidente da Provincia e Governador das Armas do Pará . Era época da "Cabanagem . Entre outros oficiais , perdeu seu filho , o capitão Jerônimo Herculano Rodrigues . Recolheu-se a Corte em 1837 e foi nomeado vogal do Concelho Supremo Militar de Justiça , como Tenente General .

Com a guerra do Rio Grande do Sul , a rebelião Farroupilha , chegou a esta Província em 1839 .Teve como adversário Bento Gonçalves , e ambos os generais deram-se por vencedores .

Em 1842 assumiu o cargo de governador das armas da Corte .

Em recompensa aos seus longos e altos serviços , o Governo Imperial o distinguiu com o título de Barão de Taquari , com grandeza .

Manuel Jorge Rodrigues ,Barão de Taquari

Conselheiro de estado e de Guerra Gentil homem da Imperial Câmara Comendador das Ordens da Rosa e de Aviz Oficial do Cruzeiro Cavaleiro da Torre e Espada Medalhas das Campanhas da Península e da Cisplatina , com a distinção de Portugal e Inglaterra

Morreu no Rio de Janeiro em 14 de maio de 1845 ,

Fonte : Biblioteca Nacional

view all

Manuel Jorge Rodrigues, 1.º barão de Taquari's Timeline

1777
April 23, 1777
Lisbon, Lisbon District, Portugal
1805
August 27, 1805
Age 28
Santa Maria da Devesa, Portugal
1816
October 20, 1816
Age 39
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
1845
May 14, 1845
Age 68
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
????