Marcelino Avelar e Almeida, 1º barão de Maçambará (c.1822 - 1898)

public profile

Is your surname Avelar e Almeida?

Research the Avelar e Almeida family

Marcelino Avelar e Almeida, 1º barão de Maçambará's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Related Projects

Birthplace: Vassouras, Rio de Janeiro, Brazil
Death: Died in Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Managed by: Nivea Nunes Dias
Last Updated:

About Marcelino Avelar e Almeida, 1º barão de Maçambará

Barão de MASSAMBARÁ

Decreto Registrado no Livro VIII, Pag. 155, Seção Histórica do Arquivo Nacional.

Era Comendador da Imperial Ordem da Rosa e Cavaleiro da Real Ordem de Cristo e Tenente-Coronel da Guarda Nacional, é nome de rua em Vassouras.

Marcelino de Avelar e Almeida, Barão de Massambará, a 4/9/1867, nasceu em Vassouras, em 1822 e faleceu a 31/8/l898, no Rio de Janeiro, onde foi sepultado no cemitério do Catumbi. Filho de José de Avellar e Almeida, Barão do Ribeirão (1867) e de Ana Barbosa de Sá

Ana Barbosa de Sá é filha de Francisco Rodrigues Alves a quem, a 12/8/1782, foi concedida a sesmaria de Vassouras e Rio Bonito; Ana era irmã do 1º Barão de Santa Justa, era tia do 2º e 3º Barão de Santa Justa, do Barão de Santa Fé, da Baronesa de Meneses e da Viscondessa de Ibituruna.

O Barão de Massambará casou-se, em primeiras núpcias, com sua prima-irmã Ana Rita de Avelar, filha do Capitão Marcelino José de Avelar e Almeida (tio 3º avô de Aníbal) e de Francisca de Paula Corrêa e Castro, que é filha de Laureano Corrêa e Castro, Barão de Campo Belo (1854). Ana Rita é prima de Eufrásia Teixeira Leite dona da Casa da Hera de Vassouras.

O Barão de Massambará e Ana Rita tiveram uma filha:

Francisca de Paula.

O Barão de Massambará era irmão do Visconde de Cananéia, (1868) e do Barão de Avelar e Almeida, (1881). Destacou-se na vida pública de Vassouras, onde foi Vereador à Câmara Municipal em 1882 e seu Presidente na legislatura de 1882-1886. Na república, foi Presidente da Intendência Municipal (Câmara Municipal).

O Barão de Massambará doou, em 1890, o terreno para o cemitério municipal; contribuiu com 500 mil réis para a aquisição do prédio para escola pública; 200 mil réis para reparos na Estrada de Massambará; e 200 mil réis para a publicação das obras deixadas pelo Visconde de Araxá (1872). Apoiou a construção do ramal ferroviário da Estrada de Ferro Pedro II, de Vassouras até Barão de Vassouras. Acionista da Cia. de Ferro Carril Vassourense da qual, em 1882, foi membro de sua diretoria. Pertenceu a Loja Maçônica "Estrela do Oriente", fundada em 1852 em Vassouras.

-------------------- Marcelino Avelar e Almeida, primeiro e único barão de Maçambara, (1822 —31 de agosto de 1898); foi fazendeiro cafeicultor na região de Avelar, na então província do Rio de Janeiro. Filho de José de Avelar e Almeida, barão do Ribeirão.

Fonte: Wikipédia

view all

Marcelino Avelar e Almeida, 1º barão de Maçambará's Timeline

1822
1822
Vassouras, Rio de Janeiro, Brazil
1898
August 31, 1898
Age 76
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
????
????
????