Maria Antonieta d'Alkmin

public profile

Is your surname d'Alkmin?

Research the d'Alkmin family

Maria Antonieta d'Alkmin's Geni Profile

Records for Maria Antonieta d'Alkmin

5,106,620 Records

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Maria Antonieta d'Alkmin

Birthdate:
Death: Died
Immediate Family:

Daughter of José Lino d'Alkmin and Maria Marques d'Alkmin
Wife of Oswald de Andrade
Mother of <private> d'Alkmin Andrade and Paulo Marcos Alkmin de Andrade
Sister of Ida d'Alkmin; Carmen d'Alkmin; José Lino d'Alkmin - Zico, Filho; Celso d'Alkmin; Antonio Augusto d'Alkmin and 1 other

Managed by: Lúcia Pilla
Last Updated:

About Maria Antonieta d'Alkmin

http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/novembro2004/ju272pag06.html

(...)

Marília de Andrade, juntamente com o bibliófilo Ésio Macedo Ribeiro, lançou no ano passado um livro mostrando a faceta doméstica do dragão: Maria Antonieta d’Alkmin e Oswald de Andrade: Marco zero (Edusp), em que conta a relação de mais de 12 dos anos dos pais por meio de textos, cartas, dedicatórias e fotos reunidos de seu acervo pessoal, da coleção do amigo Ésio Ribeiro e do Fundo Oswald de Andrade – arquivo do autor comprado dos herdeiros pelo Centro de Documentação Alexandre Eulálio (Cedae) da Unicamp. “Minha memória de criança é de um homem pacificado. Mas como adulta e artista, analisando sua obra, vejo outro artista bastante intenso em suas manifestações e acessos. Tudo nele era ampliado, nada era contido. O pai com quem convivi, porém, era uma pessoa caseira, doméstica”, relembra.

O livro é baseado principalmente nos manuscritos da mãe Maria Antonieta d’Alkmin, sexta e última esposa de Oswald e com quem ele teve a relação mais duradoura. Essas memórias, que trazem pistas riquíssimas sobre a fase menos conhecida do modernista, quando ele era consumido pela doença e por sérios problemas financeiros, estavam reunidas em um caderno sob o título Evocações (Oswald de Andrade em Minha Vida). Seria um livro que Maria Antonieta começou a escrever somente sete anos depois da morte do marido. “A perda foi uma violência muito grande contra ela. Eles tinham uma relação muito intensa”, conta Marília.

(...)