Maria Augusta de Barros (1896 - 1920)

public profile

View Maria Augusta de Barros's complete profile:

  • See if you are related to Maria Augusta de Barros
  • Request to view Maria Augusta de Barros' family tree

Share

Birthdate:
Birthplace: Palmeira dos Índios, Alagoas, Brazil
Death: Died in Palmeira dos Índios, Alagoas, Brazil
Cause of death: Complicações do parto
Managed by: Lúcia Pilla
Last Updated:

About Maria Augusta de Barros

(...)

Ao completar 18 anos, no dia 27 de outubro de 1910, Graciliano Ramos vem morar em Palmeira dos Índios, adotando definitivamente a Princesa do Sertão como sua nova terra natal. Apaixonou-se por ela. Foi nesta cidade que ele conheceu uma bonita senhorinha,de cabelos aloirados, simpática, de nome Maria Augusta deBarros, sobrinha do futuro e ex-prefeito Antônio Augusto de Barros. Era uma moça pobre, o que levou seu pai a relutar quanto ao possível namoro dos dois.

Pressionado por seu pai, Graciliano viajou no dia 27 de agosto de 1914 para a cidade do Rio de Janeiro. Chegando à capital do Brasil, começou a trabalhar como revisor nos seguintes jornais cariocas: “Correia da Manhã”, “A Tarde” e “O Século”. Colaborou, simultaneamente, com o periódico fluminense “Paraíba do Sul” e como correspondente para o “Jornal de Alagoas”, sob as iniciais RO (Ramos de Oliveira), cujas crônicas estão inseridas no volume “Linhas Tortas”, exceto o artigo “Coisas do Rio”.

Em setembro de 1915, Graciliano regressa a Palmeira dos Índios, quando soube do súbito falecimento de três irmãos e um sobrinho, vítimas de um grande e terrível surto de peste bubônica. Ao chegar, tomou conhecimento que Maria Augusta de Barros tinha sido muito dedicada no tratamento de seus familiares, sem demonstrar nenhum receio de contrair a doença.

Maria Augusta se agigantava diante de seus olhos como a companheira ideal. Se ela fora capaz de tanto heroísmo ao tratar de seus familiares, muito melhor seria como esposa e mãe dos seus futuros filhos.

O casamento civil dos dois aconteceu no dia 21 de outubro de 1915. Só algum tempo depois é que Graciliano Ramos, vencido pelos argumentos da família, concordou em casar eclesiasticamente sob as bênçãos da Igreja Católica. Do casal nasceram quatro filhos: Múcio, Márcio, Júnior e Maria Augusta.

Maria Augusta de Barros Ramos viveu somente cinco anos na companhia do escritor, pois faleceu no parto de sua filha, no dia 23 de novembro de 1920, em sua própria casa, localizada na Rua de Baixo atual Major Cícero de Góis Monteiro). Deixou-o viúvo e com quatro filhos para criar.

Leia mais: http://www.apalca.com.br/paraninfo_perpetuo.jsp

view all

Maria Augusta de Barros's Timeline

1896
1896
Palmeira dos Índios, Alagoas, Brazil
1915
October 21, 1915
Age 19
Palmeira dos Índios, Alagoas, Brazil
1916
September 14, 1916
Age 20
Palmeira dos Índios, Alagoas, Brazil
1917
September 13, 1917
Age 21
Palmeira dos Índios, Alagoas, Brazil
1919
September 29, 1919
Age 23
Palmeira dos Índios, Alagoas, Brazil
1920
November 23, 1920
Age 24
Palmeira dos Índios, Alagoas, Brazil
November 23, 1920
Age 24
Palmeira dos Índios, Alagoas, Brazil