Maria Bethânia Viana Teles Veloso MP

public profile

View Maria Bethânia Viana Teles Veloso's complete profile:

  • See if you are related to Maria Bethânia Viana Teles Veloso
  • Request to view Maria Bethânia Viana Teles Veloso's family tree

Share

Birthdate: (67)
Birthplace: Santo Amaro, Bahia, Brazil
Managed by: Carla Assenheimer (C)
Last Updated:
view all

Immediate Family

About Maria Bethânia Viana Teles Veloso

Maria Bethânia Viana Teles Veloso, mais conhecida como Maria Bethânia (Santo Amaro da Purificação, Bahia, 18 de Junho de 1946), é uma cantora brasileira que tem a marca de ser a segunda artista feminina em vendagem de discos do Brasil, sendo a maior da MPB, com 26 milhões de cópias. Atende pela alcunha de Abelha-rainha por causa do primeiro verso da música que dá nome ao LP Mel de 1979.


Considerada por muitos brasileiros uma das maiores cantoras da história do Brasil. É irmã caçula do compositor Caetano Veloso e da poetisa e escritora Mabel Velloso.

Biografia


Nascida na Bahia, é a sexta filha de José Teles Veloso (Seu Zezinho), funcionário público dos Correios, e de Claudionor Viana Teles Veloso (Dona Canô). É irmã da escritora Mabel Velloso, do compositor Caetano Veloso, e tia da cantora Belô Velloso e de Jota Velloso.


Seu nome foi escolhido pelo irmão Caetano Veloso, através de um sorteio "duvidoso", inspirado em uma canção famosa à época, a valsa Maria Betânia, do compositor Capiba, um sucesso na voz de Nélson Gonçalves.


Bethânia foi criada na cidade de Santo Amaro da Purificação e, por ter sido criada na religião católica com influência do candomblé, é devota de vários santos e adepta tradicional do segmento religioso africano Ketu. Cantou diversas músicas em homenagem a sua mãe de cabeça, Iansã.

Fonte: Wikipédia

view all

Maria Bethânia's Timeline

1946
June 18, 1946
Santo Amaro, Bahia, Brazil