Maria de Lourdes Moreira de Azevedo (1902 - 1967)

public profile

View Maria de Lourdes Moreira de Azevedo's complete profile:

  • See if you are related to Maria de Lourdes Moreira de Azevedo
  • Request to view Maria de Lourdes Moreira de Azevedo's family tree

Share

Birthdate:
Birthplace: Caucaia, Ceará, Brazil
Death: Died in Fortaleza, Ceará, Brazil
Managed by: Carla Assenheimer (C)
Last Updated:

About Maria de Lourdes Moreira de Azevedo

No dia 11 do mês passado a sociedade cearense recebeu a triste notícia do falecimento da Senhora MARIA DE LOURDES MOREIRA DE CASTRO ALVES , mulher de grandes virtudes, como esposa e mãe de família, tendo ainda a elevá-la, aos olhos dos que a conheceram, o ingente sofrimento que lhe santificou a alma, nos últimos 13 anos de sua existência.

D. Maria de Lourdes, religiosa e boníssima, foi casada com o saudoso comerciante conterrâneo PASCHOAL DE CASTRO ALVES, homem que deixou entre nós um alto exemplo de moralidade pessoal, além de sólido patromônio econômico, fruto de longo e honestíssimo labor. De tal consórcio, duradouro e feliz, vieram os seguintes filhos: Ivan, Laerte, Dário, Eunice e Idilva. Os dois primeiros pertencem ao alto comércio de Fortaleza, como continuadores da obra mercantil de Paschoal Castro Alves, representada por uma firma séria e firme – PASCHOAL DE CASTRO ALVES S. A. – de largo conceito interestadual. O terceiro, Dr. Dário Castro Alves, é diplomata de carreira, com nome feito no Itamaraty.

A extinta, cujo desaparecimento foi grandemente lamentado, pois seu espírito cristão e caridoso gerou muita amizade, respeito e gratidão, nasceu a 2 de fevereiro de 1902, no município de Caucaia e estudou no Colégio São José, antigo educandário de Fortaleza. Neste ponto surge a razão sentimental da estima que eu particularmente lhe devotava. D. Maria de Lourdes foi colega de estudos de minha falecida esposa, D. Nilza Cabral Cavalcanti. Conservaram-se amigas pelo correr dos anos, não obstante a diferença que as distanciavam em matéria de fortuna material. Este motivo, aliás, nunca prevalesceu nessa amizade, uma vez que D. Maria de Lourdes possuia esta virtude pouco encontradiça nas pessoas ricas: a bondade, que nela era ingênita, inalterável.

Mas os bens terrenos pouco recomendam as criaturas, sobretudo depois da morte. O dinheiro dá conforto e até falsa nobreza, porém é esse efeito superficial e efêmero. Só o patrimônio espiritual se perpetua, fica valendo e representando, mesmo quando o ente humano que o mereceu se vai deste mundo. Se a sabedoria eleva e eterniza, nas letras, nas artes ou na ciência, não menos exato é que o sofrimento exalta e dignifica o mortal diante da humanidade e diante de Deus.

D. Maria de Lourdes Moreira de Castro Alves alcançou na terra um grau avançado de purificação. Sua bela alma de mulher simples e honesta acrisolou-se na dor sem remédio e definitiva. Durante seus derradeiros anos de vida, padeceu diuturnamente, numa resignação edificante. Todo esse longo tempo ficou presa ao lar, sem mais tomar parte em altos acontecimentos sociais, ela que fora senhora de educação e muito relacionada.

Seu universo resumiu-se, no decorrer de três intermináveis lustros, no conforto de que era cercada no afeto de marido e filhos e na abençoada luz do dia que lhe vinha ao encontro cada manhã. E assim, na meditação e no silêncio, sua alma se foi levando, subindo os primeiros e dolorosos degraus da escada que leva à santificação.

E essa imensa solidão que lhe cercava o coração multiplicou-se por mil, quando a 23 de 7 de 1964, seu grande companheiro de toda a vida repentinamente desapareceu dentre os vivos. O falecimento de Paschoal Castro Alves, o esposo bom, o amigo de cada minuto, lançou-a em profunda viuvez sem lenitivo. Somente durante três anos pode suportar sua ausência. Seguiu-o mansamente e agora, na eternidade é a noiva outra vez ao lado do noivo. Novamente reunidos – tal como viveram na terra – terão o velho amor reflorecido, eternamente alcandorado, a cavaleiro das contingências humanas.

Essas letras eu as escrevo espontâneamente, curvado e irreverente, em homenagem a que agora partiu para o seio de Deus e com o pensamento naquela que sobre a terra foi o meu amor, a minha cruz e a minha glória.

Artigo do cronista Caio Cid, transcrito do jornal “O Correio do Ceará”, de Fortaleza

Fonte: (http://www.angelfire.com/linux/genealogiacearense/index_castroalves.html)

view all

Maria de Lourdes Moreira de Azevedo's Timeline

1893
May 17, 1893
1902
February 2, 1902
Caucaia, Ceará, Brazil
1927
December 14, 1927
Age 25
Fortaleza, Ceará, Brazil
1967
April 11, 1967
Age 65
Fortaleza, Ceará, Brazil
????
January 18
Fortaleza, Ceará, Brasil
????
December 7
Fortaleza, Ceará, Brasil
????