Maria Pompeu Taques (1613 - 1647)

public profile

Is your surname Pompeu Taques?

Research the Pompeu Taques family

Maria Pompeu Taques's Geni Profile

Records for Maria Pompeu Taques

633 Records

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Nicknames: "Maria Pompeu Taques"
Birthplace: São Paulo, Brazil
Death: Died in São Paulo, Brazil
Managed by: Samuel Bueno
Last Updated:

About Maria Pompeu Taques

http://buratto.org/paulistana/Taques_2.htm pág 300/301

Mariana Pompeu Taques, † em 1647, casou-se em 1635 em S. Paulo com Manoel de Góes Raposo, f.º de Antonio Raposo e de Izabel Góes. V. 3.º pág. 9. Foi moradora com seu marido em sua fazenda, junto à vila de Parnaíba, onde tinha grandes culturas e criação de porcos, gado vacum e animais cavalares. Teve 2 f.ªs (C. O. de S. Paulo), que são:

1-1 Anna de Góes § 1.º 1-2 Izabel Pompeu § 2.º

Fonte: Projeto Compartilhar:

http://www.projetocompartilhar.org/SAESPp/mariapompeu1647.htm

PROJETO COMPARTILHAR Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira www.projetocompartilhar.org


SL. 4º, 300, Cap. 5 Maria Pompeu Taques, falecida em 1647, casou-se em 1635 em S. Paulo com Manoel de Góes Raposo, f.º de Antonio Raposo e de Izabel Góes. V. 3.º pág. 9. Foi moradora com seu marido em sua fazenda, junto à vila de Parnaíba, onde tinha grandes culturas e criação de porcos, gado vacum e animais cavalares. Teve 2 f.ªs (C. O. de S. Paulo), que são: 1-1 Anna de Góes, falecida em 1679 em Parnaíba, foi casada Aleixo Leme dos Reis, 1-2 Izabel Pompeu, foi 1.º casada com Manoel de Chaves Leme, que mudou-se para Guaratinguetá, onde faleceu em 1668, e a viúva passou a 2.ªs núpcias em 1673 em Parnaíba com Francisco de Aguiar.


Subsídios à Genealogia Paulistana (Bartyra Sette)


Maria Pompeu, casada com o Capitão Manuel de Góes Raposo inventariado em 1671 (SAESP vol. 18º, neste site); Filhos: 1- Ana de Proença, nascida por 1639 no inventário paterno denominada Anna de Góes. 2- Izabel de Góes, por 1641, no inventário paterno denominada Izabel Pompeu


Teve, o Capitão Manuel de Góes Raposo, a filha bastada: Izabel Furtado, legatária no testamento de Maria Pompeu.


MARIA POMPEU Inventário e Testamento


SAESP vol. 15, fls. 5 a 21 Ano: 22-4-1647 Inventariada: Maria Pompéia Local: vila de São Paulo, em casas de morada da defunta Juiz dos Órfãos: Dom Simão de Toledo Escrivão dos Órfãos: Luiz de Andrade Avaliadores: Domingos Machado e Francisco Preto. Declarante: marido da defunta, Capitão Manuel de Góes Raposo.


Título dos filhos: - Anna,de idade seis para sete anos, digo oito. - Izabel, de seis anos pouco mais ou menos.


TESTAMENTO


Em nome da Santíssima (...) Eu Maria Pompéia mulher de Manuel de Góes Raposo estando em cama de doença (...) ordeno este meu testamento. Encomenda a alma, manda que o corpo seja enterrado na igreja de Nossa Senhora do Carmo na sepultura onde esta enterrada minha sogra. Declaro que tenho duas filhas por nome uma delas Anna de Proença e a outra Izabel de Góes as quais são minhas universais herdeiras (...) e deixo a cada uma delas a ametade do remanescente do meu terço. Deixo uns pendentes e umas arrecadas de ouro a minha sobrinha Maria Barbosa filha de minha cunhada Branca Raposo. Deixo a Izabel Furtado filha bastarda de meu marido que em casa achei o meu vestido de tafetá dobre saio e saia chapins e manto de seda que se lhe dará e assim lhe deixo uma cabaça de ouro minha e uns ramaes de coraes que lhe darão. Deixo a meu marido por meu testamenteiro e em sua falta a meu cunhado Diogo Barbosa Rego. Vila de são Paulo aos nove dias do mes de janeiro de mil e seiscentos e quarenta e sete anos Diogo Leitão o escreveu a rogo da dita Maria Pompeia e a seu rogo por ela assinou.- Diogo Leitão. Aprovação: 9-1-1647


Avaliações. Avaliações dos bens na roça, avaliadores: Manuel Alveres de Sousa e Francisco Preto, no sitio e paragem chamado Aricanduva.


Liquido para partir entre o viúvo e órfãos: 140$930 réis.



      
view all

Maria Pompeu Taques's Timeline

1613
1613
São Paulo, Brazil
1647
1647
Age 34
São Paulo, Brazil
????
????
????