Martim Afonso Charneca, bispo do Porto e de Braga

Is your surname Charneca?

Research the Charneca family

Martim Afonso Charneca, bispo do Porto e de Braga's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Related Projects

Martim Afonso Charneca, bispo do Porto e de Braga

Also Known As: "Martinho Afonso Pires de Miranda"
Birthdate:
Birthplace: Lisboa, Lisboa, Portugal
Death: Died in Lisbon, Portugal
Immediate Family:

Son of Afonso Pires de Castro, senhor de Sanguinhedo e Parada and Constança Esteves
Partner of NN and Mília Gonçalves
Father of Guiomar Dias de Miranda; Margarida de Miranda; Leonor de Miranda; Maria de Miranda; Beatriz de Miranda and 3 others
Brother of Diogo Fernandes de Castro; Diogo Gonçalves de Castro; Afonso Pires da Charneca; Fernando de Castro; Margarida Afonso and 1 other

Occupation: Bispo de Coimbra e arcebispo de Braga. Também teria sido bispo do Porto, segundo alguns genealogistas.
Managed by: Lúcia Pilla
Last Updated:

About Martim Afonso Charneca, bispo do Porto e de Braga

MARTIM AFONSO DE LISBOA, OU CHARNECA fº. de Afonso Pires N 1. Teve dúvidas com seus irmãos sobre a sucessão da Casa, porém El Rei decidiu a favor dele, foi pessoa de grande autoridade pelo que o mandou El Rei por Embaixador a França, e vindo para este Reino se fez Clérigo, e foi Bispo do Porto e depois de Braga em 1398; teve de uma Senhora Francesa que trouxe consigo de França, outros dizem ser uma Senhora Castelhana chamada D. Maria Gonçalves de Miranda, veja-se Salazar de Castro História da Casa da Silva Part. 2ª, Livro 8, Cap. 3, § 2, fls. 248; os que seguem ser Senhora Francesa dizem que tomaram seus filhos o apelido de Miranda por serem herdados em Miranda, e Alcaides Mores daquela cidade; teve desta Srª. os filhos abaixo; Instituiu Martim Afonso o Morgado da Patameira em ............................; Teve B.B.

3 B. Martim Afonso de Miranda

3 B. Fernão Gonçalves de Miranda § 20

3 B. D. Maria de Miranda casada com Gonçalo Pereira de Riba de Vizela, e Cabeceiras de Basto, no ttº. de Pereiras § 24 N 15

3 B. D. Margarida de Miranda m.er de D. Afonso de Meneses 1º Conde de Viana no ttº. de Menezes § .... N ....

3 B. D. Leonor de Miranda m.er de Aires Gomes da Silva o 1º Regedor no ttº. de Silvas §....

3 B. D. Brites ou Constança Pereira, § ....

3 B. D. Guiomar Dias supomos havida na Senhora Francesa, m.er de Diogo Jacome no ttº. de Jacomes § 1 N 2, c.g.

(Gayo, NFP, tit. Mirandas $ 1 N 2). -------------------- Capela dos Mirandas, Igreja de S.Cristóvão - Mouraria, Lisboa

"A primitiva igreja foi edificada no 1º quartel do século XIII e toma o nome de Santa Maria de Alcamim. Há notícia que durante o reinado de D. João I, este doa o padroado da igreja a D. Martinho de Miranda, que seria bispo de Coimbra, e aos sucessores do seu morgado"

"Dom Martinho Afonso Pires de Charneca ou Martinho Afonso Pires de Miranda (1360 — Lisboa, 25 de Março de 1416), foi Bispo de Coimbra e arcebispo de Braga. Também teria sido bispo do Porto, segundo alguns genealogistas.

Era filho de Afonso Pires da Charneca com Dona Constança Esteves. Doutor de leis pela Universidade de Bolonha em 1382, foi um dos principais conselheiros de Dom João I de Portugal, acompanhando tão de perto que lhe chegaram a chamar "sombra del rei" e esteve ao seu lado na Batalha de Aljubarrota. Igualmente terá sido seu embaixador em França.

A 8 de Novembro de 1384 é uma das individualidades que está presente em Évora para homenagear os Mestre de Avis. Igualmente esteve nas cortes de Coimbra de 1385 na representação do braço do Povo Igualmente terá sido aio ou mordomo-mor de D. Duarte.

Apesar de eclesiástico, Dom Martinho deixou descendência, segundo alguns investigadores antes de o ser, deu origem nomeadamente aos Miranda e, consequentemente, aos Miranda Henriques por ter uma quinta em Miranda do Corvo onde terá criado seus filhos.

O rei D. João I fez-lhe doação de vários bens que tinham sido de seu irmão D. Afonso Pires, que pode ter vindo anteriormente de seu pai, entre eles precisamente a Charneca de Lisboa, do qual tomou o nome e que fazia parte o senhorio dos Lagares d´El-Rei.

Assim como recebeu o padroado da lisboeta Igreja de São Cristóvão, na freguesia de São Cristóvão, onde fundou uma capela que depois foi conhecida por "sacristia velha", destinando-a para seu jazigo e de seus descendentes, agregando-a como vínculo ao morgadio Patameira, na freguesia de Dois Portos, em Torres Vedras que também instituiu."

"Uma particularidade interessante desta igreja é o facto de no corpo anexo, a sul, ter existido a Capela dos Mirandas, que foi utilizada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento desde o terceiro quartel de seiscentos, tendo por isso, e talvez por essa altura, sido mudados os túmulos que ali se encontravam e embutidos na parede, onde se acumulam debaixo de um arco, constituindo uma muito peculiar necrópole, encimada por um opulento lapidário. Mantem-se no entanto no piso de cantaria (actualmente tapado por mosaicos), uma lápide tumular do bispo de Viseu D.Fernando de Miranda." ( Arqueologia e História )

view all

Martim Afonso Charneca, bispo do Porto e de Braga's Timeline

1360
1360
Lisboa, Lisboa, Portugal
1380
1380
Age 20
1380
Age 20
1390
1390
Age 30
1395
1395
Age 35
1396
1396
Age 36
Portugal
1410
1410
Age 50
Portugal
1416
March 28, 1416
Age 56
Lisbon, Portugal
????
????