Martim Afonso Chichorro, governador de Chaves (c.1250 - c.1313) MP

public profile

Is your surname Afonso Chichorro?

Research the Afonso Chichorro family

Martim Afonso Chichorro, governador de Chaves's Geni Profile

Records for Martim Afonso Chichorro

15,285 Records

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Death: Died
Occupation: Governador de Chaves
Managed by: Eduardo C. Ferreyra Semería
Last Updated:

About Martim Afonso Chichorro, governador de Chaves

Wikipédia PT

Martim Afonso “O Chichorro" (1250 - 1313), teve este epíteto por ser de pequena estatura. Era meio irmão do rei Dinis I de Portugal, e segundo as crónicas era tido por este rei em elevada consideração facto que levou o rei a fazê-lo ocupar o 4.º lugar no quadro reservado aos Ricos-homens, sendo que os outros três lugares eram ocupados pelo infante D. Afonso Dinis (1260 - 1310), irmão-pleno do rei, pelo Conde Gonçalo Garcia de Sousa, cunhado do rei e por Nuno Martins de Chacim, o mordomo-mór real e teve a tenência de Bragança entre 1265 e 1284.

Pesquisa genealógica, Francisco Antonio Doria. Francisco Antonio Doria Prix Caumont-La Force 1995 (Conféderation Internationale de Généalogie et d'Héraldique.) Full member, Brazilian College of Genealogists (CBG)

N.c. 1249-1250, porque o pai, Afonso III o Bolonhês entrara em Faro em 1249. A mãe, segundo a tradição, foi uma árabe de nome Mourana, filha de Aloandro, um dos castelãos de Faro. O cognome Chichorro, “pequeno,” não aparece nos documentos contemporâneos, que no entanto qualificam este personagem como dominus e rico-homem, como um documento de 1273, onde se lhe atribui a tenência de Chaves. Vivia ainda em 1299. C.c. Inês Lourenço de Sousa, filha de Lourenço Soares de Valadares e de s.m. Maria Mendes de Sousa. -------------------- Rico-homem do rei D. Dinis -------------------- Rico-homem do rei D. Dinis