Martim Afonso Tibiriçá, Cacique Guaianá (c.1440 - 1562) MP

‹ Back to Tibiriçá surname

Is your surname Tibiriçá?

Research the Tibiriçá family

Martim Afonso Tibiriçá, Cacique Guaianá's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Nicknames: "Cacique Tiviriçá"
Birthplace: São Paulo, Brazil
Death: Died in São Paulo, Sao Paulo, Brazil
Occupation: Cacique Tupiniquim, Morubixaba (Chief warrior of tribe)
Managed by: Nivea Nunes Dias
Last Updated:

About Martim Afonso Tibiriçá, Cacique Guaianá

Tibiriçá (ou Martim Afonso Tibiriçá). Cacique guaianá, chefe de grande parte de nação indígena estabelecida nos campos de Piratininga, com sede na Aldeia de Inhapuambuçu. Foi batizado pelos Padres Leonardo Nunes e José de Anchieta com o nome de Martim Afonso Tibiriçá, em homenagem ao fundador de São Vicente (Martim Afonso de Sousa). Colaborou na fundação de São Paulo, ali se estabelecendo no local onde hoje se encontra a Abadia de São Bento. Em 9-JUL-1562 participou da defesa de São Paulo contra ataque de tupis, guaianás e carijós chefiados por seu sobrinho Jagoanharo. O casamento de uma de suas filhas (Terebé) com o jesuíta Pedro Dias teve a concordância do Geral da Ordem dos Jesuítas (Santo Inácio de Loiola, então residente em Roma), tendo em vista o interesse da Igreja em um bom relacionamento dos índios com os portugueses. Outra de suas filhas, Bartira, casou-se c. João Ramalho e uma terceira, batizada com o nome de Beatriz Dias, foi mulher de Lopo Dias. Tibiriçá fal. em S. Paulo (SP) em 25-DEZ-1562, em idade avançada, tendo seu corpo sido sepultado na Igreja do Colégio da Companhia de Jesus.

--------------------

Tibiriçá foi o primeiro índio a ser catequizado pelo padre José de Anchieta. Foi convertido e batizado pelos jesuítas José de Anchieta e Leonardo Nunes. Seu nome de batismo cristão foi Martim Affonso, em homenagem ao fundador de São Vicente. Sua data de nascimento é calculada em 1440. Seus restos mortais encontram-se na cripta da Catedral da Sé, na cidade de São Paulo."Maioral" ou "Vigilância da Terra", na língua Tupi, Cacique guaianás ou tupi, sendo divergentes nesse ponto as opiniões dos historiadores. Chefe de uma parte da nação indígena estabelecida nos campos de Piratininga, com sede na aldeia de Inhampuambuçu. Irmão de Piquerobi e de Caiubi, índios que salientaram durante a colonização do Brasil, o primeiro como inimigo e o segundo como grande colaborador dos jesuítas. --------------------

" Chefe da aldeia Inhapuambuçu, foi batizado com o nome de Martim Afonso Tibiriçá.
Repeliu com grande intrepidez, o ataque dos Tupiniquins que confederados com outras tribos, deram formidável assalto a nascente povoação de São Paulo em 10.07.1562"

Informação retirada da obra " Patriarcado de Romualdo de Sousa Brito " do Prof. Benedito de Sousa Brito.

view all 13

Martim Afonso Tibiriçá, Cacique Guaianá's Timeline

1440
1440
São Paulo, Brazil
1500
1500
Age 60
Brazil
1562
December 25, 1562
Age 123
São Paulo, Sao Paulo, Brazil
????
????
????
????
????
????
????