Mateus Luís Grou

public profile

Is your surname Luís Grou?

Research the Luís Grou family

Mateus Luís Grou's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Related Projects

Mateus Luís Grou

Also Known As: "Luiz Annes Grou"
Birthdate:
Birthplace: São Paulo, Brasil
Death: Died in São Paulo, Brasil
Immediate Family:

Son of Domingos Luis Grou and Maria da Peña
Husband of Isabel de Piña Cortez
Father of Antonio Luiz de Pinha; Catarina Luis de Pina; Domingos Luiz Grou; Maria de Pinha; Izabel de Pinha and 3 others
Brother of Domingos Luiz Grou, o Moço; Luís Anes Grou, o Velho; Hilária Luís Grou; Ana Luís Grou; Antonio Luís Grou and 1 other

Managed by: Lúcia Pilla
Last Updated:

About Mateus Luís Grou

Mateus Luís Grou foi um bandeirante mameluco, como a maior parte deles. Seu pai Domingos Luís Grou, da família Luís Anes ou Yanes Grou, viera de Portugal. No Brasil casou-se com Fulana Guaçu, filha do Cacique da aldeia de Carapucuíbas. Tiveram sete filhos.

Sua irmã Ana Luís Grou, morta idosa em 1644 em Parnaíba, com testamento, foi casada com Vicente Bicudo, da ilha de São Miguel, e depois com Jerônimo de Brito. Outra irmã, Hilária Luís Grou, foi casada com o Capitão-mor Belchior Dias Carneiro falecido em 1607 no sertão, o descobridor das minas do Vuturuna, perto de Parnaíba, filho de Lopo Dias e de Beatriz Ramalho.

Um irmão foi Luís Anes Grou, ou Yanes Grou, chamado o Velho, casado com Guiomar Rodrigues. Outra irmã, Maria Luís Grou, casou com o capitão Simão Álvares filho de Marcos Fernandes e de Maria Afonso; morreu em 1643. Um irmão, Antônio Luís Grou, natural de São Paulo, casou com Guiomar Bicudo filha do Ouvidor de São Paulo, Antônio Bicudo Carneiro, da ilha de São Miguel, e de Izabel Rodrigues. O irmão mais velho era Domingos Luís Grou, apelidado o moço.

Fez em entradas desde 1607, integrou a bandeira de Antônio Raposo Tavares ao Guairá em 1628. Mateus morreu em Jundiaí, inventariado, em 1658. Desde 1632 tinha sesmaria em Juqueri-mirim.

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Mateus_Lu%C3%ADs_Grou) __________________________________________________________

Silva Leme estuda sua descendência no volume I pg 21 de sua «Genealogia Paulistana». § 7.º 1-7

Matheus Luiz Grou

Cremos que foi o inventariado em Jundiaí em 1658, casado com Izabel de Pinha Cortes f.ª de Braz de Pina e Izabel Lopes. Teve 7 f.ºs:

  • 2-1 Antonio Luiz de Pinha
  • 2-2 Domingos Luiz Grou
  • 2-3 Maria Luiz que casou-se com José de Oliveira d'Horta. Com geração em Tit. Hortas Cap. 2.º § 3.º
  • 2-4 Maria de Pinha que foi 1.º casada com Pedro de Mello Cantinho, falecido em 1654 no sertão, e 2.ª vez estava já casada em 1658 com Antonio da Motta de Moraes. Teve do 1.º marido (C. O. S. Paulo) o f.º: 3-1 Francisco de Mello que tirou sua folha de partilha em 1702.
  • 2-5 Izabel de Pinha casada com Manoel Antunes Preto. Com geração em Pretos Cap. 6.º § 1.º
  • 2-6 Anna de Pinha era solteira em 1658
  • 2-7 Catharina Luiz estava casada com Balthazar de Magalhães falecido em 1671 em Jundiaí. Teve (C. O. Jundiaí) 2 f.ºs: 3-1 Ignez; 3-2 João