Maximiano de Oliveira Leite (c.1701 - c.1761) MP

‹ Back to de Oliveira Leite surname

Is your surname de Oliveira Leite?

Research the de Oliveira Leite family

Maximiano de Oliveira Leite's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Birthplace: Santana de Parnaíba, São Paulo, Brazil
Death: Died
Occupation: Coronel
Managed by: Eduardo Barker
Last Updated:

About Maximiano de Oliveira Leite

Maximiano de Oliveira Leite foi um potentado da zona do Carmo, em Minas Gerais, Cavaleiro da Ordem de Cristo, Fidalgo da Casa Real e Guarda-mor das Minas do Carmo. Era neto do bandeirante Fernão Dias, através de sua filha Mariana Pais, casada com o coronel Francisco Pais de Oliveira Horta, da Parnaíba, tronco de importantes famílias de São Paulo e Minas Gerais.

Quando seu tio Garcia Rodrigues Pais se ausentou das Minas para fazer o Caminho Novo do Rio de Janeiro, para escoar o ouro e subir mantimentos, tomou conta da família. Casou com a prima Inácia Pires de Arruda, e se instalou na zona do Carmo, no descoberto de João Lopes de Lima, tendo sido fundadores da capela de Santa Teresa.

Tiveram três filhas: Mariana Pais casou com o capitão-mor José da Silva Pontes. Inácia de Arruda Pires casou com o Coronel José Caetano Rodrigues Horta (bisavô do Visconde de Itatiaia, seu homônimo). Juliana Pires, ou Juliana Francisca de Oliveira, casou com o capitão-mor José Alves Maciel, português, que tiveram:

1- Dr. José Álvares Maciel, que tomou parte na Inconfidência Mineira e morreu no degredo em África. 2 - Coronel Domingos Alves de Oliveira Maciel, advogado, deputado à Assembleia Constituinte. Casou com D. Juliana de Oliveira, e seus filhos assinavam Maciel da Costa. Entre eles, Joana Teodora Inácia Xavier, que casou com o Conselheiro José Joaquim da Rocha, e João Severiano Maciel da Costa, no Império designado Marquês de Queluz. 3 - Dr. Teotônio Alves de Oliveira Maciel, bacharel em Direito por Coimbra, leitura em 1788; foi membro do Governo provisório de Minas em 1821 e deputado à Assembleia Constituinte em 1823. 4 - Isabel Carolina de Oliveira Maciel, que casou com o tenente-coronel Francisco de Paula Freire de Andrade, também envolvido no movimento da Inconfidência Mineira.

Fonte: WP

Inconfidente Capitão Maximiano de Oliveira Leite era um dos principais conspiradores ligado diretamente ao grupo central do movimento com participação efetivas em todas as reuniões, escapou a repressão pela contingência de não estar presente em Vila Rica no momento das prisões, pois se encontrava em Paracatu fora do local onde deveria estar, não se sabe se estava a serviço ou fugindo e a sua participação era peça chave no movimento, pois fora nomeado no inicio de 1789 para o cargo de Comandante do Destacamento do Caminho do Rio de Janeiro, que lhe tornou posição fundamental para a revolta.