Nicolau Netto Carneiro Leão (c.1829 - 1894)

public profile

1

Matches

0 0 1
Adds more complete birth date, sibling(s), spouse(s) and child(ren).

View Nicolau Netto Carneiro Leão's complete profile:

  • See if you are related to Nicolau Netto Carneiro Leão
  • Request to view Nicolau Netto Carneiro Leão's family tree

Share

Birthdate:
Birthplace: Tiradentes, Minas Gerais, Brazil
Death: Died in Tiradentes, Minas Gerais, Brazil
Managed by: Carla Assenheimer (C)
Last Updated:

About Nicolau Netto Carneiro Leão

Nicolau Netto Carneiro Leão nasceu em 1829, em São José del Rei (atual Tiradentes), e faleceu na esma cidade em 16 de dezembro de 1894. Era filho de Antonio Netto Carneiro Leão e Rita de Cássia Soares de Couto (segunda matrimônio), meio irmão do Marquês e Visconde do Paraná e da Viscondessa de Cruzeiro.

Ainda jovem, foi mandado por seu irmão para o Rio de Janeiro onde se matriculou na Escola de Marinha e, quando terminado o curso, foi nomeado Guarda-Marinha. O governo o mandou praticar na marinha de guerra inglesa, na qual foi admitido e serviu durante 10 anos. Participou da Guerra da Criméia (1854-1856) e foi condecorado pela Rainha Vitória da Inglaterra. Em 1852 retirou-se para o Brasil (GUIMARÃES E NOBRE,1998, p.96).

Chegando a Corte do Rio de Janeiro, já como 2º Tenente, tomou a decisão de abandonar a carreira militar. Dirigiu por algum tempo a Companhia Brasileira de Paquetes a Vapor, e em seguida casou-se com Rita de Clara, filha de Matias Gonçalves de Oliveira Roxo e Joaquina Clara de Moraes, futuros barões de Vargem Alegre.

Logo após o casamento, Carneiro Leão adquiriu e mudou-se para a Fazenda Santa Maria, onde construiu e inaugurou em 1858 a majestosa sede da fazenda. Da união com D. Rita Clara nasceram cinco filhos: Nicolau, Rita de Cássia, Francisco, José e Joaquina Clara.

Em 1862, D. Pedro II, viajando pela região para visitar as obras da estrada de ferro que levaria seu nome, passa pela fazenda e escreve em seu diário: “A casa do Carneiro Leão está num belo local junto à confluência do Sacra Família com o Piraí, que admite com dificuldade navegação até a vila, três léguas acima. Deve haver aí estação. Carneiro Leão disse-me que já tem colhido em suas fazendas 23 mil arrobas de café, e espera que a próxima colheita seja de 28 mil e a do outro de 30 mil, tendo-o vendido a 8$000 réis apesar de não despolpá-lo e lavá-lo de todo”.

Fonte: http://www.institutocidadeviva.org.br/inventarios/sistema/wp-content/uploads/2009/11/9_santa-ma-ex-arvoredo.pdf

view all

Nicolau Netto Carneiro Leão's Timeline

1829
1829
Tiradentes, Minas Gerais, Brazil
1894
December 16, 1894
Age 65
Tiradentes, Minas Gerais, Brazil