Nicolau Netto Carneiro Leão

Is your surname Carneiro Leão?

Research the Carneiro Leão family

Nicolau Netto Carneiro Leão's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Nicolau Netto Carneiro Leão

Birthdate:
Birthplace: Tiradentes, Minas Gerais, Brazil
Death: Died in Tiradentes, Minas Gerais, Brazil
Immediate Family:

Son of Antônio Netto Carneiro Leão and Rita de Cássia Soares do Couto
Half brother of Balbina Honória Severina Augusta Carneiro Leão and Honório Hermeto Carneiro Leão, marquês de Paraná

Managed by: Carla Assenheimer (C)
Last Updated:

About Nicolau Netto Carneiro Leão

Nicolau Netto Carneiro Leão nasceu em 1829, em São José del Rei (atual Tiradentes), e faleceu na esma cidade em 16 de dezembro de 1894. Era filho de Antonio Netto Carneiro Leão e Rita de Cássia Soares de Couto (segunda matrimônio), meio irmão do Marquês e Visconde do Paraná e da Viscondessa de Cruzeiro.

Ainda jovem, foi mandado por seu irmão para o Rio de Janeiro onde se matriculou na Escola de Marinha e, quando terminado o curso, foi nomeado Guarda-Marinha. O governo o mandou praticar na marinha de guerra inglesa, na qual foi admitido e serviu durante 10 anos. Participou da Guerra da Criméia (1854-1856) e foi condecorado pela Rainha Vitória da Inglaterra. Em 1852 retirou-se para o Brasil (GUIMARÃES E NOBRE,1998, p.96).

Chegando a Corte do Rio de Janeiro, já como 2º Tenente, tomou a decisão de abandonar a carreira militar. Dirigiu por algum tempo a Companhia Brasileira de Paquetes a Vapor, e em seguida casou-se com Rita de Clara, filha de Matias Gonçalves de Oliveira Roxo e Joaquina Clara de Moraes, futuros barões de Vargem Alegre.

Logo após o casamento, Carneiro Leão adquiriu e mudou-se para a Fazenda Santa Maria, onde construiu e inaugurou em 1858 a majestosa sede da fazenda. Da união com D. Rita Clara nasceram cinco filhos: Nicolau, Rita de Cássia, Francisco, José e Joaquina Clara.

Em 1862, D. Pedro II, viajando pela região para visitar as obras da estrada de ferro que levaria seu nome, passa pela fazenda e escreve em seu diário: “A casa do Carneiro Leão está num belo local junto à confluência do Sacra Família com o Piraí, que admite com dificuldade navegação até a vila, três léguas acima. Deve haver aí estação. Carneiro Leão disse-me que já tem colhido em suas fazendas 23 mil arrobas de café, e espera que a próxima colheita seja de 28 mil e a do outro de 30 mil, tendo-o vendido a 8$000 réis apesar de não despolpá-lo e lavá-lo de todo”.

Fonte: http://www.institutocidadeviva.org.br/inventarios/sistema/wp-content/uploads/2009/11/9_santa-ma-ex-arvoredo.pdf

view all

Nicolau Netto Carneiro Leão's Timeline

1829
1829
Tiradentes, Minas Gerais, Brazil
1894
December 16, 1894
Age 65
Tiradentes, Minas Gerais, Brazil