Olavo Egydio Setúbal

public profile

Is your surname de Sousa Aranha Setúbal?

Research the de Sousa Aranha Setúbal family

Olavo Egydio Setúbal's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Olavo Egydio de Sousa Aranha Setúbal

Birthdate:
Birthplace: Sao Paulo, São Paulo, Brazil
Death: Died in Sao Paulo, São Paulo, Brazil
Immediate Family:

Son of Paulo Setúbal and Francisca Egídio de Sousa Aranha
Brother of Maria Vicentina de Sousa Aranha Setúbal and <private> de Oliveira Leite Setúbal

Managed by: Carla Assenheimer (C)
Last Updated:
view all

Immediate Family

About Olavo Egydio de Sousa Aranha Setúbal

Foi um engenheiro, industrial, banqueiro, e político brasileiro.


Foi prefeito da capital paulista, indicado pelo governador Paulo Egídio Martins. Filho do advogado, político, poeta e escritor Paulo Setúbal e de Francisca Egídio de Sousa Aranha, sendo descendente da viscondessa de Campinas, Maria Luzia de Sousa Aranha. Casou-se no ano de 1946 com Matilde Lacerda de Azevedo (São Paulo, 1925 - 1977). Enviuvando, se casou em 1979 com Daisy Salles (São Paulo, 1928 - 2010).


Formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, começou sua carreira empresarial ao fundar a Deca, uma indústria especializada em louças sanitárias. Depois foi responsável pelo crescimento e expansão do Banco Itaú, do qual era um dos maiores acionistas e presidente do conselho, além de presidente executivo da holding do grupo, a Itaúsa.


Entre 1975 e 1979, indicado pelo governador Paulo Egídio Martins, ocupou a prefeitura da cidade de São Paulo, ocasião na qual concluiu inúmeras obras, entre elas a abertura das avenidas Sumaré e Juscelino Kubitschek e a reforma da Praça da Sé, dando-lhe o atual formato. Buscou requalificar o centro de São Paulo com a implementação dos calçadões no centro velho e centro novo, além da desapropriação e restauração do Edifício Martinelli, onde até hoje estão instaladas algumas Secretarias Municipais. Também criou a EMURB, Empresa Municipal de Urbanização. Apesar do apoio de Paulo Egídio e da significativa aprovação popular à sua administração, não conseguiu a indicação da ARENA para o governo do Estado em 1978, o que o levou a se desfiliar do partido. Com a reforma pluripartidária de 1980, fundou, ao lado de Tancredo Neves, o Partido Popular, reunindo setores moderados egressos da ARENA e do MDB. O partido, entretanto, teve vida curta, sendo logo incorporado pelo PMDB. Em 1985, foi um dos principais financiadores da vitoriosa campanha de Jânio Quadros à prefeitura de São Paulo. Filiou-se ao PFL tentando ser indicado pela sigla para a corrida ao governo estadual em 1986, o que o levou até a se descompatibilizar do Ministério das Relações Exteriores. Entretanto, a falta de um acordo político fez com que o partido abdicasse de um nome próprio para a disputa. Com isso, Olavo Setúbal apoiou a candidatura derrotada do empresário Antônio Ermírio de Moraes (PTB).


Entre março de 1985 e fevereiro de 1986, durante o governo Sarney, foi ministro das Relações Exteriores. Havia sido indicado por Tancredo Neves.

Fonte:Wikipédia

view all

Olavo Egydio Setúbal's Timeline

1923
April 15, 1923
Sao Paulo, São Paulo, Brazil
2008
August 27, 2008
Age 85
Sao Paulo, São Paulo, Brazil