Is your surname Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares?

Research the Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares family

Oscar Niemeyer's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares

Nicknames: "Oscar Niemeyer"
Birthdate:
Birthplace: Rio de Janeiro, Brazil
Death: Died in Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Immediate Family:

Son of Oscar de Niemeyer Soares and Delfina Ribeiro de Almeida
Husband of Anna Elisa Baldo and <private> Cabreira
Father of Anna Maria de Niemeyer Soares
Brother of Lília Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares; Carlos Augusto Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares; Paulo Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares; Leonor Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares and Judite Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares

Occupation: Arquiteto
Managed by: Lúcia Pilla
Last Updated:

About Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares

Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares (Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 1907) é um arquiteto brasileiro, considerado um dos nomes mais influentes na Arquitetura Moderna internacional. Foi pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado.

Translations here: http://en.wikipedia.org/wiki/Oscar_Niemeyer

Seus trabalhos mais conhecidos são os edifícios públicos que desenhou para a cidade de Brasília.

Filho de Oscar de Niemeyer Soares e Delfina Ribeiro de Almeida, Oscar Niemeyer nasceu no bairro de Laranjeiras, na rua Passos Manuel, que receberia no futuro o nome de seu avô Ribeiro de Almeida, ministro do Supremo Tribunal Federal. Niemeyer foi profundamente marcado pela lisura na vida pública do avô, que como herança os deixou apenas a casa em que morava e cuja regalia era uma missa em casa aos domingos.

Niemeyer passa a sua juventude sem preocupações e na boêmia, frequentando o Café Lamas, o clube do Fluminense e a Lapa. Em suas palavras: "parecia que estávamos na vida para nos divertir, que era um passeio."

Em 1928, aos 21 anos, casou-se com Anita Baldo, 18 anos, filha de imigrantes italianos da província de Pádua. A cerimônia de casamento na igreja do bairro atendeu aos desejos da noiva. "Casei por formalidade. Mais católica do que minha esposa é impossível, então não me incomodei em casar dessa forma". O casamento foi no mesmo ano da formatura no ensino médio. O casal teve somente uma filha, Anna Maria Niemeyer, que deu cinco netos, treze bisnetos e quatro trinetos ao arquiteto.

Casado, Oscar troca a vida boêmia pelo trabalho na tipografia do pai. Resolve retomar os estudos. Em 1929, ingressa na Escola Nacional de Belas Artes, de onde saiu formado como arquiteto e engenheiro, em 1934.

Desde sempre idealista, mesmo passando por dificuldades financeiras, decide trabalhar sem remuneração no escritório de Lúcio Costa e Carlos Leão. Não lhe agradava a arquitetura comercial vigente e viu no escritório de Lúcio Costa uma oportunidade para aprender e praticar uma nova arquitetura.

Viúvo desde 2004, casou-se em novembro de 2006, com sua secretária, Vera Lúcia Cabreira, de 60 anos.

Leia mais em http://pt.wikipedia.org/wiki/Oscar_Niemeyer

view all

Oscar Niemeyer's Timeline

1907
December 15, 1907
Rio de Janeiro, Brazil
1928
1928
Age 20
1930
1930
Age 22
2006
November 18, 2006
Age 98
2012
December 5, 2012
Age 104
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil