Is your surname dos Santos Lima?

Research the dos Santos Lima family

Padre Daniel Lima's Geni Profile

Records for Daniel dos Santos Lima

13,283 Records

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Daniel dos Santos Lima

Also Known As: "Padre Daniel Lima"
Birthdate:
Birthplace: Timbaúba, Pernambuco, Brazil
Death: Died in Recife, Pernambuco, Brazil
Immediate Family:

Son of José Antônio de Lima and Honorina dos Santos Lima
Brother of Abelardo dos Santos Lima; Heloísa dos Santos Lima; Roberval dos Santos Lima; Maria Guiomar dos Santos Lima; José dos Santos Lima and 4 others

Occupation: Sacerdote
Managed by: Padre Daniel Lima
Last Updated:

About Padre Daniel Lima

Nasceu em Timbaúba, Pernambuco, em 1916, e faleceu em Recife, em 2012. Estudou Teologia e Filosofia em seminários de João Pessoa (PB) e Recife (PE). Fundou e dirigiu o jornal A Voz de Nazaré, em Nazaré da Mata (PE), onde residiu por muitos anos. Foi professor de Filosofia, Latim e Estética na Faculdade de Filosofia do Recife e na Universidade Federal de Pernambuco. Orientou várias gerações de intelectuais pernambucanos e de outros Estados brasileiros. Sua poesia fala de temas referentes à ética, à estética, à política e à morte. Em 2011, aos 95 anos, conquistou o Prêmio Alphonsus Guimarães, da Fundação Biblioteca Nacional, com seu primeiro livro editado, "Poemas", lançado pela Companhia Editora de Pernambuco (CEPE). Deixou inédita uma produção de mais de vinte livros, entre os quais "Sonetos quase sidos", publicado pela CEPE em 2012, numa homenagem póstuma.


Há uma página na Wikipedia sobre mim: http://pt.wikipedia.org/wiki/Daniel_Lima.

Várias informações sobre mim foram registradas por Zildo Rocha em entrevistas concedidas no ano 2000.

O Monsenhor Petronilo Pedrosa (http://www.geni.com/people/Petronilo-Pedrosa/297778684300001753), em seu livro "Vozes do passado; história da imprensa de Nazaré" (Recife: Universidade de Pernambuco, 1999), situa o papel de Daniel Lima na história da Gazeta de Nazaré, semanário que circulou quase ininterruptamente por 50 anos (de 1917 a 1967).

Segundo ele, na terceira fase do periódico em sua cronologia (de 10 de março de 1937 a 12 de março de 1960), a direção foi do Padre Daniel Lima. "A sua inteligência privilegiada, sua sólida cultura, sua maneira correta e fácil de escrever trouxeram à Gazeta páginas memoráveis de conhecimentos gerais, de filosofia, de poesia, de crítica literária e de doutrina social da Igreja. Ao lado da argumentação segura, havia o bom humor, a sátira, a linguagem,às vezes, mordaz com que tratava o adversário através de suas crônicas e editoriais" (p. 43). "... o deputado Egídio Ferreira Lima, numa conferência por ocasião das solenidades comemorativas do Sesquicentenário do Poder Legislativo Municipal desta Cidade, a 19 de outubro de 1983, afirmava: o Pe. Daniel Lima, de quem fui aluno no tradicional Ginásio São José, antecipou, de muitos anos, o debate sobre as lutas sociais de nossos dias e teve a clarividência das questões que vivemos hoje, quando mostrava a situação dos trabalhadores do campo e criticava a situação dos senhores de engenho". Na verdade, escrevia a 3 de julho de 1954: "Quando um burguês desse tipo redondo e gordo, cevado por boas comidas, me pede para atacar o comunismo, respondo sorrindo: em primeiro lugar o meu dever é atacar você. Realmente, o primeiro perigo é o capitalismo de alma fechada, que pense exclusivamente em seus interesses e julgue ser a miséria social um mal de que ele não tem a menor culpa" (p. 46-47).

Na monografia sobre Timbaúba, editada pelo Governo do Estado de Pernambuco em 1982, na "Série Monografias Municipais", está dito: "Na área de literatura destacam-se os nomes de Odorico Tavares, Luiz Marinho, Pe. Daniel Lima, Isnar de Moura e Pessoa de Morais..." (p. 58); e: "Padre Daniel Lima - Professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Pernambuco, considerado um dos melhores poetas da região, além de ser um nome dos mais respeitados na área da filosofia pura" (p. 63).

view all

Padre Daniel Lima's Timeline

1916
May 2, 1916
Timbaúba, Pernambuco, Brazil
1922
1922
- present
Age 5
Timbaúba, Pernambuco, Brazil
1929
1929
- present
Age 12
Seminário Menor de Nazaré
2012
2012
Age 95
Recife, Pernambuco, Brazil