Paschoal de Castro Alves (1893 - 1964) Icn_world

public profile

View Paschoal de Castro Alves's complete profile:

  • See if you are related to Paschoal de Castro Alves
  • Request to view Paschoal de Castro Alves's family tree

Share

Birthdate:
Birthplace: Umirim, Ceará, Brazil
Death: Died in Fortaleza, Ceará, Brazil
Managed by: Carla Assenheimer
Last Updated:

About Paschoal de Castro Alves

Biografia

Paschoal de Castro Alves nasceu em 17 de Maio de 1893 em Pentecoste, Ceará, filho do tabelião Francisco Alves de Souza e de Maria Lopes de Castro. Casou-se com Maria de Lourdes Moreira de Azevedo.

Não era apenas o capricho na letra manuscrita que fazia Paschoal de Castro Alves um rapaz destacado em Pentecoste. Seu espírito dinâmico e o tino para negócios já chamavam a atenção desde garoto, no tempo em que freqüentava a aula pública de caligrafia. Com tão bela letra, boa até para auxiliar o padre da cidade, Aureliano Matos, na transcrição de documentos da Igreja, era mesmo de se esperar que o rapaz auxiliasse o pai nos serviços de escrevente no cartório, copiando certidões, escrituras, páginas e páginas de burocráticas linhas paralelas a preencher. Mas não era bem isso que ele queria. Jovem ainda, já havia enfrentado cem quilômetros de percurso até Fortaleza, acompanhando a pé comboios de mercadorias, descobrindo que na cidade grande é que estava seu destino. Enquanto isso, trabalhava em Pentecoste cuidando do estoque da pequena mercearia, com duas portas abertas para receber os fregueses, que era sua desde os 16 anos de idade. “Paschoal de Castro & Cia”, era a inscrição pintada logo abaixo da linha do telhado, abaixo ainda das bocas de jacaré por onde se derramava a água da chuva.

O ano de 1921 trouxe mudanças na vida de Paschoal. No dia 14 de outubro havia casado com Maria de Lourdes Moreira de Azevedo, irmã mais nova de conterrâneos da família Moreira e vieram morar definitivamente em Fortaleza,estabelecendo-se no centro da cidade abrindo uma loja de esquina com 19 portas; a empresa PASCHOAL DE CASTRO ALVES & CIA LTDA.

Paschoal de Castro Alves tornou-se relevante figura de nossa sociedade exercendo varias atividades sociais e comerciais, tais como Diretor da Associação Comercial, Diretor do Clube dos Diários, Diretor do Asilo de Menores Juvenal Carvalho, Fundador do Náutico Atlético Cearense e Membro do Rotary Clube de Fortaleza. Paschoal de Castro Alves destacou-se por sua inteligência, bondade, educação e bom senso. Tornou-se um homem de grandes posses materiais, porém jamais deixou de ser um homem simples, bondoso e preocupado com o bem estar dos seus semelhantes. Mas seu maior recado estava na carta manuscrita aos filhos, poucos dias antes de falecer, ao dizer: “Riquezas nem sempre trazem felicidade; o que considero riqueza é a paz de espírito, a harmonia no seio da família e da sociedade”.

Seu Falecimento deu-se no dia 23 de julho de 1964. Os jornais destacaram sua morte com grande pesar. Merece citação, um trecho da crônica da grande escritora Dinah Silveira de Queiroz, publicada no Jornal do Comércio do Rio de Janeiro em agosto de 1964:

“Enquanto a cidade estava vivendo seu mais intenso momento de vida, Paschoal de Castro Alves, dirigindo seu carro, parou num sinal luminoso e dentro do sinal – morreu como “ homem certo” que sempre foi.”

Fonte: (http://www.angelfire.com/linux/genealogiacearense/index_castroalves.html)

view all

Paschoal de Castro Alves's Timeline

1893
May 17, 1893
Umirim, Ceará, Brazil
1964
July 23, 1964
Age 71
Fortaleza, Ceará, Brazil
1927
December 14, 1927
Age 34
Fortaleza, Ceará, Brazil