Is your surname Fernandes?

Research the Fernandes family

Paula Fernandes's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

About Paula Fernandes

PAULA FERNANDES

Inventário e Testamento


Vol 3, fls 285 a 305 Juiz: João de Brito Cassão Escrivão: Pero Leme o moço. Avaliadores: Antonio Lopes e Ascenso Luiz Local: Vila de São Paulo, no sitio e fazenda de Raphael de Oliveira, adonde chamam Oquitauna Inventário: derradeiro dia de setembro de 1614. Declarante: Maria Gonçalves, dona viúva porquanto ela é mãe do dito Raphael de Oliveira e assiste em sua casa por o dito Raphael de Oliveira não estar presente e ser ido ao sertão, e por não saber assinar rogou ap escrivão que assinasse por ela. E sem embargo do dito juramento o dito juiz mandou um menino por nome Raphael filho do dito Raphael de Oliveira declarasse o mesmo o qual não houve juramento por não ser de idade para isso. Testamento: 17-9-1614


fls. 286 - TESTAMENTO


Aos 17-9-1614 nesta vila de são Paulo estando eu Paula Fernandes enferma achei que era necessário fazer este testamento. (encomendações pias). Declaro que sou casada com Raphael de Oliveira e tenho dele seis filhos a saber duas fêmeas e quatro machos os quais são meus herdeiros de minha fazenda. (pedido de missas). Mando que meu corpo se lhe dê sepultura na igreja matriz onde está uma menina minha filha enterrada. Declaro que deixo meu marido por meu testamenteiro e lhe deixo o remanescente de minha terça. Mando mais que a uma sobrinha que tenho em casa se lhe dê um vestido de pano acabado com seu manto. E roguei ao padre João Alvres que o fizesse e se assinasse por si e por mim por ser mulher e não saber escrever com as mais testemunhas que abaixo estão assinadas, hoje 17 dias do mês de setembro de mil seiscentos e quatorze anos. Assino pela testadora Paula Fernandes e por mim Padre João Alvres - Belchior Ordes de Leão - Balthazar Rodrigues Fr.º - Domingos Gonçalves - Sebastião de Freitas - Jeronymo de Sousa - Antonio Mendes de Vasconcellos.

http://www.projetocompartilhar.org/SAESPp/catharinadorta1626paulafernandes1614raphaeldeoliveira1648.htm

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

http://www.genealogiabrasileira.com/titulos_perdidos/cantagalo_ptoligagos.htm

Parágrafo 3º

............................... Paula Fernandes, fct. 1614, provavelmente f. de Manoel Fernandes Ramos e Suzana Dias (em Fernandes Povoadores)

http://www.genealogiabrasileira.com/titulos_perdidos/cantagalo_ptfernpov.htm

  CAPÍTULO 11º
    1 - 11.

Paula Fernandes

(hipótese, de Américo de Moura), f. 1614, c. antes de 1596, SP, com Rafael de Oliveira, o velho (1ª esposa), n. 1572, Portugal, f. de Maria Gonçalves, c.ger. em Oliveiras Gagos. (DB.74 e 278).